Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11326
Title: Networked video games for older adults
Other Titles: Os videojogos em rede para o cidadão sénior
Author: Costa, Liliana Filipa Vale
Advisor: Veloso, Ana
Keywords: Comunicação multimédia
Videojogos
Pessoas idosas
Comunidades virtuais
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na atualidade, o envelhecimento da população ativa é uma realidade omnipresente. Recentemente, o estudo de produtos ou serviços comercializados para o cidadão sénior começa a despertar o interesse junto da comunidade científica e empresarial. A mesma tendência poderá surgir na indústria dos videojogos em que os seniores, especialmente os reformados, poderão tornar-se nos próximos consumidores de videojogos. Até ao momento, vários estudos têm-se debruçado sobre o papel dos videojogos na manutenção ou melhoria das capacidades cognitivas. No entanto, a ausência de informação sobre a utilização dos videojogos em rede numa idade mais avançada parece prevalecer. A componente social dos videojogos em rede neste público-alvo tem sido descurada bem como o seu potencial na promoção da inclusão digital e minimização das barreiras sociais. O objetivo desta investigação é compreender as componentes de design de videojogos em rede que estimulam o cidadão sénior a jogar, utilizando o método de investigação social aplicada. Deste modo, dois grupos etários (G1: 50-64 anos e G2: idade igual ou superior a 65) com elevada literacia foram envolvidos neste estudo, com a finalidade de compreender as tendências do futuro cidadão sénior enquanto jogador. Esta investigação oferece uma nova perspectiva do perfil de jogador, ao aplicar um questionário a 245 jogadores com idade igual ou superior a 50, dois focus group e técnicas de análise de conteúdo aplicadas na contrução da prova de conceito para o game design de um jogo em rede para esta faixa etária. Os resultados indicam que não há diferenças significativas entre jogadores de diferentes faixas etárias relativamente às preferências de jogo, sendo que os jogos de aventura são preferidos. As capacidades cognitivas que mais gostam de praticar são a resolução de problemas e a memória, estando relacionadas com o tipo de jogos que jogam. Além disso, os desafios cognitivos são valorizados e a colaboração entre jogadores deve ser enfatizada em relação à competição ou combate. A informação recolhida por esta investigação permitiu a observação de que um novo perfil de jogador emerge e que novos desafios aguardam os designers de jogos.
We are witnessing an increasingly ageing society. Recently, there has been a growing interest in studying products or services marketed to older adults either by the scientific community or by enterprises. In the video game industry, the elderly, especially retirees, tend to become the next generation of avid consumers. Many recent studies have focused on the role of video games in maintaining and improving cognitive capacities. However, there is a lack of information about the use of networked video games in later age. No real attention has been paid to the collective component of video games and their power to promote digital inclusion and eradicate social barriers. The aim of this research is to understand the main game design components of networked video games that encourage older adults to play, using an applied social research methodology. Thus, two age groups (G1: individuals aged between 50 and 64 years and G2: individuals aged 65 and over) with higher levels of education have been involved in this study, aimed at understanding the tendency of the next generation of older adults as gamers. The study provides insight into a new video gamer profile by employing a survey questionnaire with 245 gamers aged 50 and over, two focus groups and content analysis techniques used to the proof of concept of a networked video game addressed to this audience. Findings indicate that there were no significant differences between a younger age group and older adults in their choices of video games played. Adventure games are preferred and problem-solving and memory span were the skills that participants liked to practise. Cognitive challenges are valued and collaboration between players should be prioritized over competition and combat. These data support the view that a new older adult’s gamer profile is emerging and it will bring new challenges for game designers.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11326
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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