Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11323
Título: Serious game em contexto de formação profissional
Autor: Mourão, João Vítor Rodrigues
Orientador: Ramos, Fernando
Palavras-chave: Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Formação profissional
Jogos de computador
Data de Defesa: 8-Jul-2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O projeto “Serious Game em contexto de formação profissional” teve por objetivo explorar o potencial da utilização de Serious Games nas atividades de formação da PT Inovação SA. O projeto, que decorreu entre Janeiro de 2011 e Maio de 2013, incluiu a conceção, prototipagem e validação de um Serious Game destinado a familiarizar os novos colaboradores da PT Inovação SA com a organização física e lógica da empresa, para o que foi desenvolvido um ambiente realista que permite a navegação em alguns espaços de referência da empresa bem como o contacto com a estrutura dirigente e com alguns produtos. Em diversas fases do jogo o utilizador é convidado a realizar atividades pedagógicas que permite que tome consciência dos progressos de aprendizagem que está a realizar. O Serious Game desenvolvido foi validado com sucesso através de um modelo composto por parâmetros e estratégias de avaliação orientados para análise da usabilidade e do resultados de aprendizagem, tendo-se efectuado recolha de dados através de testes de usabilidade, observação direta não participativa, registo audiovisual, think-aloud protocol e questionário por inquérito pré e pós-sessão. As principais conclusões do trabalho realizado indicam que o Serious Game possui bom potencial enquanto instrumento de apoio à formação, pois possibilita uma aprendizagem rápida e eficaz promovendo positivamente para a integração do novo colaborador na empresa.
The "Serious Game in the context of vocational training" aimed at exploring the potential use of Serious Games in the professional training activities of PT Innovation SA. The project, which took place between September 2010 and June 2013, included design, prototyping and validation of a Serious Game intended to familiarize new employees of PT Innovation SA with the physical and logical organization of the company, for which was developed a realistic environment that allows navigation in some reference areas in the company, as well as the contact structure, and leading to some products. In various stages of the game the user is asked to perform educational activities that allow him to be aware of the progress of learning that is taking place. The Serious Game was validated successfully by a model consisting of parameters and assessment strategies oriented to analysis of usability and the learning outcomes, having made data collection through usability testing, not participatory direct observation, and audiovisual record; think-aloud protocol and questionnaire survey before and after the session. The main conclusions of the work indicate that the Serious Game has good potential as a tool of support training, since it enables a quick learning and it is effective and efficient in promoting positive integration of a new employee in the company.
Descrição: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11323
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7674.pdf5.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.