Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11263
Title: | Integração de estudantes dos PALOP e Timor-Leste na Universidade de Aveiro |
Author: | Oliveira, Miguel Fernando Lopes Pinto de |
Advisor: | Proença, Carlos |
Keywords: | Administração pública Adaptação dos alunos - Universidade de Aveiro Ensino superior |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O Desenvolvimento surge no âmbito das Ciências Sociais como um dos conceitos mais
polémicos com uma multiplicidade de perspetivas e teorizações. A importância que a
Educação representa no processo de Desenvolvimento Humano, versão que emerge
na década de noventa do século XX, é fundamental no contexto das sociedades
modernas, em especial nas menos desenvolvidas. Desempenha um papel
preponderante na construção da personalidade do indivíduo e na sua orientação
profissional. O fenómeno da mobilidade de estudantes, no domínio do Ensino
Superior, é um vetor relevante no quadro político e estratégico de intervenção e
cooperação entre Estados e onde as instituições de ensino terciário ocupam um lugar
de destaque. O incremento do número de indivíduos que nas últimas décadas
acederam ao Ensino Superior, a sua heterogeneidade e diversidade aos mais diversos
níveis, obriga a uma análise cuidada, ponderada e multidisciplinar deste fenómeno.
Portugal é um dos principais recetores de estudantes de Ensino Superior provenientes
dos vários PALOP e de Timor-Leste, realidade potenciada pela institucionalização de
acordos de cooperação entre o Estado português e estes países bem como pela
própria ação das instituições de ensino, espaço onde a Universidade de Aveiro (UA) se
insere e tem destacado. Proporcionar um conjunto de valências com vista à boa
integração e sucesso académico destes alunos, é elemento chave no êxito de qualquer
programa de acolhimento pelo que será, neste espaço, alvo de especial atenção.
Havendo ainda parcas referências sobre esta matéria, torna-se pertinente e oportuno
realizar-se um estudo de caso sobre a realidade vivenciada na UA. Esta dissertação
visa contribuir para responder à seguinte questão central: “Estará a Universidade de
Aveiro, do ponto de vista dos alunos provenientes dos vários PALOP e de Timor-Leste
e, a desempenhar um papel relevante no seu acolhimento, apoio e integração quer a
nível social quer no contexto académico?”. Os principais resultados apontam para o
facto de muito embora tenham sido diversos os fatores e motivações que
condicionaram estes alunos na tomada de decisão de vir estudar para UA, de
existirem várias tipologias de variáveis que contribuem para o seu processo de
adaptação e integração, o nível de satisfação relativamente ao papel desempenhado
pela instituição atinge as expectativas iniciais. Políticos e gestores estão obrigados a
uma reflexão atenta e permanente para melhorar as estratégias e respostas
institucionais na tentativa de proporcionar uma bem-sucedida integração deste
público-alvo, pelo que este documento pretende vir ser útil nesse exercício. Development is associated to social sciences as one of the most polemic concepts integrating a multiplicity of perspectives and theorisations. The importance of Education in the human development process, its emerging version from the ninetieth decade of the XXth century, is fundamental in the context of modern societies, especially the ones underdeveloped. Education is absolutely determinant in the construction of individual’s personality and in their professional orientation. Student’s mobility phenomenon, especially in higher education, is particular relevant to the intervention and cooperation in political and strategic sceneries among States where tertiary education institutions are also determinant. The increasing number of individuals that have accessed to higher education in the last decades, their multiplicity and diversity at several levels, implies a careful, thoughtful and multidisciplinary analysis of this phenomenon. Portugal is one of the main receiving countries of higher education students originated from PALOP and East Timor. This reality is amplified by the institutionalisation of cooperation agreements between these countries and the Portuguese government, as well as by the action of educational institutions themselves as there is the emphasized example of the University of Aveiro. To provide a wide range of activities taking into account a good integration and successful academic performance of these students is the key element to the accomplishment of any welcoming programme. For that reason, this issue will receive special attention in our work. Notwithstanding rarely mentions concerning this matter, is particular important and appropriate to do a case study about the UA reality. These dissertation aims to contribute to the answer to the main question: “From PALOP and East Timor students point of view, is the University of Aveiro performing an important role to their admission, support and integration concerning either social or academic contexts?” Main results indicate that although many factors and motivations have conditioned these students decision to come to study to UA, there are a lot of different variables typologies that contribute to their adaptation and integration process. in that way, satisfaction level concerning institution performance is according to initial expectations of the students. Politicians and managers are forced to a close and watchful reflexion in order to improve institutional strategies and responses so that they can offer a well-succeed integration to this public. In that way this document intends to be a constructive work to that exercise. |
Description: | Mestrado em Administração e Gestão Pública |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11263 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.