Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1120
Title: Investigar com crianças na formação inicial em educação de infância
Author: Libório, Ofélia Ascenção Oliveira Dias
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Supervisão de professores
Professores estagiários
Educadores de infância
Avaliação de professores
Prática pedagógica
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Contributos de diferentes áreas disciplinares têm vindo a questionar as imagens que construímos histórica e socialmente de criança e infância, não sendo a educação de infância alheia a essa construção. A imagem da criança competente, reafirmada e fortalecida na sua dimensão social, desafia as pedagogias da infância a constituírem-se com a participação das próprias crianças. Este desafio questiona o conhecimento, as crenças dos profissionais, o modo de se pensarem enquanto educadores de infância e, sobretudo, exige uma atitude investigativa que sustente uma prática inclusiva de crianças e infâncias diferentes. Este trabalho partiu da possibilidade do educador-investigador-com crianças para o desenvolvimento de uma experiência na formação inicial de educadores de infância. Assumindo um referencial possível para o desenvolvimento de pedagogias participadas pelas crianças, inspirado em diferentes abordagens de investigação com crianças, foi lançado aos alunos no estágio pedagógico supervisionado e aos seus educadores cooperantes um desafio de investigação-acção-formação. Tendo como referência em investigação o “paradigma do pensamento do professor” constituiu-se um corpus de análise de abordagem qualitativa a partir de um inquérito para identificação de concepções prévias dos alunos, da documentação do processo de investigação-acção-formação presente nos portefólios dos alunos e da avaliação do projecto pelos participantes (alunos e educadoras cooperantes) com base numa entrevista. A partir do processo analítico e da sua interpretação discutem-se potencialidades e limitações quanto à possibilidade do educador-investigador-com-crianças.
Contributions from different disciplinary areas have been questioning the child and childhood images, historically and socially built. Childhood education is not alien to this construction. The image of a competent child, reinforced and strengthened in its social dimension, implies the childhood pedagogies to assume the participation of the children. This involves questioning the professionalsʼ knowledge and beliefs, the way they think themselves as childhood educators and, more important, it demands a research attitude that sustains an inclusive practice of children and childhood diversities. This work started with an idea - the possibility of the educator-researcher-with children - and evolved to an experiment in the initial training of childhood educators. Assuming participatory pedagogies with children as a referential and having different research approaches with children as inspiration, the students in their supervised pedagogic practice, and their supervisors, were confronted with the challenge of developing a research-action-training. Taking into consideration “teacher´s thought paradigm”, a corpus of qualitative analysis was built through data obtained in an enquiry for the identification of the studentsʼ pre-conceptions, in the documentation of the research-actiontraining process available in the studentsʼ portfolio and in the results of the project evaluation made by participants (students and supervisors) based on an interview. The data analysis and interpretation leads to the discussion of potentialities and limitations concerning the possibility of the educatorresearcher- with-children.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1120
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010001529.pdf9.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.