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Título: Programa para verificação ao serviço de elementos de betão armado
Autor: Ferreira, João Daniel Romeiro
Orientador: Cachim, Paulo
Morais, Miguel
Palavras-chave: Engenharia civil
Betão armado - Comportamento mecânico - Normas
Construções em betão armado - Segurança
Programas de computador
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A verificação de elementos de betão armado é realizada em Portugal de acordo com o Eurocódigo 2, que é parte de um conjunto de normas que pretende uniformizar a prática da engenharia civil na Europa. Entre outras disposições, esta norma compreende indicações para a verificação do comportamento de elementos de betão armado em condições de serviço, segundo critérios denominados de estados limites de utilização. Pretendeu-se com esta dissertação o desenvolvimento de um programa informático que permita a avaliação de elementos com forma de barra a estes critérios, possibilitando a realização de todos os cálculos necessários de uma forma célere, e que possa constituir uma ferramenta de grande utilidade para estudantes e projetistas. Foi adoptada a linguagem de programação C#, que possibilita que a aplicação corra em ambiente Windows. Esta linguagem compreende uma série de características, associadas a um conceito designado de programação orientada a objetos, que se revelaram apropriadas ao tipo de aplicação realizada. Ao definir a estrutura do programa, procurou-se que a interface fosse o mais intuitiva e expedita possível, contemplando as secções de geometria mais comuns: rectangular e com forma de T. A consideração de esforços axiais e de momento fletor, a possibilidade de definição da maioria dos parâmetros envolvidos no cálculo, e a capacidade de guardar dados e imprimir os resultados, foram outras funções implementadas. É sucintamente exposta neste documento a abordagem do Eurocódigo 2 ao tema, enunciando as disposições mais relevantes, sendo descritos os príncipios teóricos e cálculos necessários à verificação de elementos em serviço, segundo o regulamento. É apresentado o programa XD-ConServ, identificando as suas particularidades e indicando o seu modo de utilização. Por fim, concretiza-se a aplicação do software a dois exemplos práticos, culminando o documento nas principais conclusões retiradas.
The assessment of reinforced concrete elements in Portugal is done according to Eurocode 2, part of a set of rules that intend to standardize the practice of civil engineering in Europe. Among other provisions, it includes indications on how to check the behaviour of reinforced concrete elements at service conditions, in conformity to the criteria named serviceability limit states. The aim of this dissertation was to develop a computer program that can assess frame elements, according to these criteria. Thus, by enabling the fast accomplishment of all necessary calculations, the application can be a very useful tool for both students and designers. It was adopted the C# programming language, which enables the application to run on Windows operative system. This language includes a number of features, associated with a concept called object-oriented programming, which proved to be suitable for the type of application made. When defining the program structure, it was attempted to design an interface as intuitive and practical as possible, covering the most common section geometries: rectangular and T shaped. Additionally, the consideration of axial force and bending moment, the possibility of setting the majority of the parameters involved in the calculation, and the ability to save data and print the results, were other enabled functions. In this document, it is briefly outlined the Eurocode 2 approach to the topic, stating the most relevant provisions, and describing all the theoretical principles and calculations, necessary to check elements at serviceability limit states. The XD-ConServ application is also presented, identifying its particularities and indicating instructions on how to use it. Finally, two practical cases where the software is put to test are presented, and conclusions about this dissertation are drawn.
Descrição: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/11182
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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