Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/1113
Título: | Lideranças nas organizações escolares : estudos de caso sobre o desempenho dos presidentes dos agrupamentos de escolas |
Autor: | Bexiga, Fernando Luís Monteiro |
Orientador: | Costa, Jorge Adelino |
Palavras-chave: | Ciências da educação Administração escolar Liderança Estudos de caso |
Data de Defesa: | 2009 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Desde há mais de um século que o estudo da gestão ocupa um lugar de relevo
no campo da investigação movimentando o mundo das organizações no
sentido do aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados.
Se é certo que a economia influencia a educação, também esta influencia todo
o desenvolvimento económico, social e cultural. Com efeito, sobre a Escola
exercem-se crescentes pressões tentando promover o aumento da qualidade
do serviço educativo prestado, tornando-se cada vez mais importante reflectir
sobre a problemática da organização escolar e, por consequência, da sua
liderança, dada a importância que esta assume nos contextos educativos.
Embora plasmada na produção normativa, a liderança não tem sido objecto de
aprofundados estudos e reflexão.
Com a presente investigação, que denominamos Lideranças nas
Organizações Escolares – Estudos de caso sobre o desempenho dos
Presidentes dos Agrupamentos de Escolas, pretendemos perceber a opinião
dos docentes acerca do desempenho dos seus gestores e dos processos de
liderança postos em prática enquanto factores determinantes das
organizações escolares de sucesso.
Para tal começámos por analisar a administração e gestão das escolas em
Portugal e as suas transformações legislativas nas últimas décadas para, de
seguida, procedemos à revisão da literatura sobre as questões da liderança,
sem esquecer as suas ligações com a problemática da análise organizacional
e das teorias da administração. No sentido de dar maior consistência e
argumentação à reflexão sobre a temática da liderança em Portugal
debruçámo-nos ainda sobre a colegialidade docente e a sua importância no
desenvolvimento da gestão e da liderança nas escolas portuguesas.
Em termos metodológicos, optámos por estudos de caso no âmbito dos quais
aplicámos um inquérito por questionário aos docentes dos três Agrupamentos
de Escolas seleccionados, entrevistámos os Presidentes dos Conselhos
Executivos e elementos dos órgãos de gestão intermédia de cada uma destas
organizações escolares.
Os dados foram apresentados e discutidos tendo como referencial o quadro
teórico proposto, identificaram-se os modos de desempenho e de liderança
dos Presidentes dos Agrupamentos em análise, constituindo aspecto
fundamental a ter em conta nesta investigação a importância que a
colegialidade docente assume nos modos de gestão e de liderança das nossas
escolas. For more than a century the study of Management has played an important role in the research field within the world regarding the increase of productivity and the quality of its services. If it is certain that economics has influence on education it is also certain that education has influence on economic, social and cultural development. Actually School is under pressure in order to improve the quality of the educative service and so it becomes more and more important to discuss the school organization issue and therefore the school leadership, considered as the main guidance that, although expressed in legal documents, has not been object of deep studies yet. With the present investigation, which we named as Leaderships in School Organizations – Case Studies on the schools’ Presidents of Executive Councils performance , we intended to understand the teachers’ opinion about their managers and leadering processes, considering them determinant for the success of school organizations. We started by analysing the administration and management in Portuguese schools and administrative changes during the last decades. Then, we proceeded to the literature review about the leadership questions without forgetting it´s relationships with the problematic of the organizational analysis and the administration theories. In order to reinforce the reflection on the school leadership in Portugal we considered the teaching collegiality and its importance in the development of the leadership and management in the Portuguese schools. In methodologies’ terms we choose case studies by an inquiry applying questionnaires to the teachers of the three selected Schools, we interviewed their Presidents of Executive Councils and other elements from the intermediate management structures of each one. The data were presented, analysed and discussed according to the previous theoretic concepts. We identified the principal’s ways of performance and leadership of each group in analysis, being a fundamental aspect in this investigation, the importance that teacher’s collegiality assumes in the ways of school’s management and leadership. |
Descrição: | Doutoramento em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1113 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010000277.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.