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dc.contributor.advisorFernandes, Evaristo Vicentepor
dc.contributor.authorRibeiro, Rosa Pereirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:32:15Z-
dc.date.available2011-04-19T13:32:15Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1111-
dc.descriptionDoutoramento em Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractFoi objectivo do presente trabalho diagnosticar, como objectivo cental, os casos de défices na aprendizagem dos alunos, através da interacção/mediatização na sala de aula e da aplicação das técnicas- Brain- Gym, Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Gentle Teaching, Psicodrama com crianças, entre outras, motivando os alunos do 1º Ciclo a utilizar todo o cérebro, movimentando-se com prazer. Para tal, utilizei como método empírico a análise qualitativa, tendo, na medida do possível, transferido uma tal análise para referenciais quantitativos. Após ter deduzido várias tipologias de deficiências propõe-se a aplicação de métodos e técnicas variados para as ultrapassar ou saná-las. Dos efeitos das análises e aplicação das respectivas técnicas deduziu-se que o Brain Gym tem como objectivo estimular os dois hemisférios, bem como despertar todo o sistema neurocerebral para a aprendizagem global, podendo ser aplicado às dificuldades ou deficiências mais ligeiras. A Programação Neurolinguística seria indicada, sobretudo, para os casos moderados e graves, uma vez que promove o desenvolvimento pessoal e a comunicação. Em idêntico sentido se deve entender a Sócio-Pedagogia da Interdependência “Gentle Teaching”. O Psicodrama aconselha-se, especialmente, na resolução de problemas emocionais, afectivos e psico-comportamentais. Nas deficiências sensoriais utilizaríamos métodos sensoriais específicos para a visão e audição (Treino Visual e Auditivo), que não o Braille ou a Língua Gestual por não terem sido diagnosticados, na amostra, alunos cegos nem surdos. A Inteligência Emocional apresenta-se como um método extremamente positivo para todos os alunos, sendo considerada o motor da aprendizagem.por
dc.description.abstractThe aim of this work was to diagnose, as a main goal, the cases of deficits in the learning of students, through interaction in the classroom and application of Brain Gym techniques, Neurolinguistic Programming, Emotional Intelligence, Gentle Teaching, Psychodrama with children, among others, motivating the 1st Cycle students to use the whole brain, and moving with pleasure. To this end, I used, as empirical method the qualitative analysis, and, as far as possible moved such quantitative analysis for references. After having inferred several types of disabilities, it is proposed the application of different methodes and techniques, to overcome or restore them. From the effects of the analysis and the application of their techniques, it is inferred that, the Brain Gym aims to encorage the two hemispheres, as well as arousing the entire neurocerebral system for global learning, and can be applied to more minor problems or deficiences. The Neurolonguistic Programming would be appropriate, especially for moderate or severe cases, since it promotes personal developement and communication. In the same sense, we must understand the Socio- Pedagogical Interdependence of Gentle Teaching. The Psychodrama is advisable, especially in solving emotional, affective and psycho- behavioral problems. In the sensorial disabilities, we would employ specific sensory methods for vision and hearing (visual and auditory training), other than Braille or Sign Language, because there haven’t been diagnosed, in the simple, blind or deaf students. The Emotional Intelligence is a very positive approach to all students, and is considered the engine of learning.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228793por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectProcesso de aprendizagempor
dc.subjectMétodos psicopedagógicospor
dc.titleDiferenças psico-cognitivas e comportamentais nas aprendizagens : 1º ciclo ensino básicopor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101188285-
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DEP - Teses de doutoramento

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