Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11050
Title: Comportamento mecânico de alvenaria: a influência de abertura de roços
Author: Soares, Filipe Lopes
Advisor: Vicente, Romeu da Silva
Varum, Humberto
Keywords: Engenharia civil
Alvenaria
Argamassas
Construções
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na construção é normal recorrer-se à realização de aberturas de roços nas alvenarias com finalidade de alojar cablagem elétrica, tubagem e outros tipos de instalações. Em muitas situações, a abertura de roços nas alvenarias são realizadas de uma forma indiscriminada. Deste modo, com esta dissertação pretendeu-se avaliar o comportamento mecânico das paredes de alvenaria de tijolo corrente face à abertura de roços, respeitando os limites definidos pelo Eurocódigo 6. Foram construídos doze provetes, nos quais se fez variar a forma e direção do roço (horizontal, vertical e inclinado) com a mesma profundidade. Após a abertura dos roços foi colocado um tubo anelado de forma a simular a tubagem, e posteriormente fez-se o corrente preenchimento do roço com uma argamassa, deixando sempre um dos provetes de cada tipo de roço sem preenchimento. Todos os provetes foram ensaiados sob uma carga de compressão vertical controlada até a rotura. Os resultados obtidos na campanha experimental são discutidos em detalhe.
For masonry wall construction is common the opening of chases in masonry walls in order to accommodate electrical cables, piping and other installations. In many situations, the opening of chases in the masonry is carried out indiscriminately. Thus, with this dissertation it was intended to evaluate the mechanical behavior of brick masonry walls with chases openings, within the limits defined by Eurocode 6. Therefore, were built twelve specimens, in which the shape and direction of the chase was varied (horizontal, vertical and inclined) all with the same depth. After the opening of the chases, it was placed a ringed tube to simulate the pipeline, and later the chase was filled with mortar, leaving one of the specimens of each type of chase unfilled. All specimens were tested under a vertical compression. The results obtained in this experimental campaign are discussed and presented in detail.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/11050
Appears in Collections:DECivil - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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