Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPestana, Maria do Rosário Correia Pereirapt
dc.contributor.advisorAlcobia, Isabel Maria de Oliveira dept
dc.contributor.authorMoreno Castaño,Yeny Paola,pt
dc.date.accessioned2013-09-11T09:56:08Z-
dc.date.available2013-09-11T09:56:08Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10986-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractA presente investigação propõe-se estudar a voz no âmbito da música erudita, como uma realidade complexa, que não se reduz exclusivamente a parâmetros fisiológicos. Parte do estudo de caso em torno do cantor profissional português Paulo Ferreira, que depois de ter desenvolvido uma carreira de sucesso de dez anos como barítono em Portugal, decidiu realizar a transição vocal para tenor, enfrentando, consequentemente, problemas de índole pessoal e social. Na sua vocalidade atual, conta com uma carreira de sucesso, não só em Portugal, mas também em importantes cenários da Alemanha, Suíça e Áustria. Este caso reveste grande interesse para o presente estudo porque o problema que aborda não é exclusivo apenas para o cantor analisado, evidencia-se que a sua ocorrência é de carácter comum no âmbito do canto erudito. Para a sua análise, procedi a consultar o arquivo pessoal do cantor, as notícias publicadas na imprensa, à realização de entrevistas, e posteriormente, à execução duma análise de conteúdo da informação reunida desde as múltiplas fontes indagadas. Inicialmente, explora-se a bibliografia inerente à voz cantada, à classificação vocal em tipologias primarias e secundárias, e a os métodos classificatórios utilizados para este fim. Ao longo desta dissertação, são indagados diversos problemas relativos ao processo de classificação vocal, da perspectiva de profissionais de várias áreas que relacionadas com a voz (o canto, a pedagogia do canto e a medicina da voz) criando uma reflexão em torno da influência da mesma na carreira dum cantor profissional. O estudo assenta em métodos qualitativos e no conhecimento alcançado através da observação e de relações dialógicas com profissionais de canto, nomeadamente através da entrevista e da constituição de um painel de observação. Da análise efetuada, foi possível concluir que, um estudo sobre a classificação vocal deve compreender o fenômeno na convergência das múltiplas dimensões: fisiológica, psicológica, emocional e social, pelo que deve ser o resultado do trabalho de uma equipa multidisciplinar. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da voz como uma totalidade biopsicossocial, sendo uma expressão humana e comunicacionalpt
dc.description.abstractThe following investigation purposes to study the voice in the range of the art music, as a complex reality, which will not reduce itself exclusively to physiological factors. This study is around the professional Portuguese singer Paulo Ferreira, who after developing a success career of ten years as a baritone in Portugal, decided to do a vocal transition to tenor, facing consequently personal and social issues. In his current vocality, he has a success career not only in Portugal, but also in important scenarios in Germany, Switzerland and Austria. This case study has got a huge interest for the following investigation because the problem it presents it is not exclusive of the analysed singer, pointing out that it occurs frequently in the lyrical singing area. To analyse it, I have accessed the singer's personal fact file, the news published by the press, interviews and, subsequently, the analysis of the contents I gathered from the several sources of information. Firstly, the literature inherent to the singing voice is explored, followed by vocal classification in primary and secondary typologies and the classifying methods used for this goal. Throughout this work, numerous questions related to the process of vocal classification are raised, as well as the different points of view of qualified people in different fields concerning voice (singing, singing education and voice medicine), creating a thought around its influence in a professional singer's career. The study is based in qualifying methods and also in the knowledge reached out through observation and dialogical relationships with singing professionals, specifically using the interview along with the creation of an observation grid. Analysis performed, it was possible to conclude that a study on vocal classification should approach the phenomenon in a convergence of multiple dimensions: physiological, psychological, emotional and social, so it should be the result of the work of a multidisciplinary team. This study intended contribute to the understanding of the voice as a bio psychosocial tone, being a humane and communicational expression.pt
dc.description.abstractLa presente investigación se propone estudiar la clasificación de la voz cantada en el ámbito de la música erudita, como una realidad compleja que no se limita exclusivamente a parámetros fisiológicos. Parte del estudio de caso en torno del cantante profesional portugués Paulo Ferreira, quien después de desarrollar una carrera de éxito durante 10 años como barítono en Portugal, decidió realizar la transición vocal para tenor, enfrentando, en consecuencia, problemas de índole personal y social. En su vocalidad actual, cuenta con una carrera de éxito, no sólo en Portugal sino también en importantes escenarios de Alemania, Suiza y Austria. Este caso reviste un gran interés para el presente estudio, pues el problema que aborda no es exclusivo apenas para el cantante analizado, se evidencia que su ocurrencia es de carácter común en el ámbito del canto erudito. Para su análisis procedí a consultar el archivo personal del cantante, las noticias publicadas en la prensa escrita, la realización de entrevistas y, posteriormente, a la ejecución de un análisis de contenido a la información reunida desde las múltiples fuentes indagadas. Inicialmente, se explora la bibliografía inherente a la voz cantada, a la clasificación vocal en tipologías primarias y secundarias, y a los métodos clasificatorios empleados para tal fin. A lo largo de esta disertación son indagados diversos problemas relativos al proceso de clasificación vocal, desde la perspectiva de profesionales de varias áreas relacionadas con la voz (el canto, la pedagogía del canto y la medicina de la voz), creando una reflexión en torno la influencia de la misma en la carrera de un cantante profesional. El estudio se basa en métodos cualitativos y en el conocimiento alcanzado a través de la observación y de relaciones dialógicas con profesionales del canto, específicamente a través de entrevistas y de la constitución de un panel de observación. Del análisis efectuado, se pudo apurar que un estudio sobre la clasificación vocal debe comprender el fenómeno en la convergencia de las múltiples dimensiones: fisiológica, psicológica, emocional y social, y por lo tanto, debe ser el resultado del trabajo de un equipo multidisciplinario. Este estudio pretende contribuir para la comprensión de la voz como totalidad biopsicosocial, siendo una expresión humana y comunicacional.pt
dc.language.isospapt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectCanto lírico - Estudos de casopt
dc.subjectVoz - Classificação vocalpt
dc.titleCanto lírico - complejidad de la clasificación vocal -un estudio de casopt
dc.title.alternativeCanto lírico - complexidade da classificação vocal - um estudo de casopt
dc.typemasterThesis-
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7548.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.