Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10981
Title: Pedagogia por projetos em educação visual
Author: Caiadas, Davide Alexandre dos Santos
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Educação visual
Educação artística
Prática pedagógica
Projectos educativos
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: De acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (2001), a disciplina de Educação Visual é de extrema importância para a educação global dos alunos como forma de estruturação do pensamento através do ver e do olhar. A Educação Visual está, presentemente, organizada por unidades de trabalho entendidas como projetos que devem compreender um processo e um produto final. Estes projetos pressupõem ainda que o aluno atinja uma série de metas e competências à saída de cada um dos três ciclos que constituem o Ensino Básico Nacional. Apesar da reorganização curricular da disciplina compreender a prática pedagógica de ensino através de projetos, será que este tipo de práticas aumenta a motivação dos alunos pela disciplina? Mais especificamente poderá a pedagogia por projetos estimular e desenvolver a motivação dos alunos pela disciplina de Educação Visual? Através de um estudo de caso e do método de investigação-ação numa Escola Secundária do distrito de Aveiro no ano letivo de 2011/12, com alunos do 7º ano, analisa-se o acréscimo de motivação destes alunos pela disciplina de Educação Visual, após a utilização de uma pedagogia por projetos em sala de aula no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O projeto realizado estava intrinsecamente ligado ao meio e à cultura local, pretendendo ainda acrescentar algo de novo à comunidade através de uma exposição dos trabalhos num centro cultural da cidade. Ao longo da realização do projeto, verificou-se um aumento da envolvência dos alunos com o trabalho e, consequentemente, um acréscimo da motivação dos mesmos para a disciplina de Educação Visual. A amplificação da motivação dos alunos através do projeto originou uma mudança nas suas atitudes, tornando-se mais ativos e empenhados durante a realização do trabalho, dentro e fora do horário letivo. Desta forma, a realização de projetos na disciplina de Educação Visual pode promover o aumento da motivação dos alunos e, consequentemente, a melhoria do ambiente na sala de aula e das suas aprendizagens.
According to the National Curriculum for Basic Education - Essential Skills (2001), the subject of Visual Education is of extreme importance for the overall education of students as a form of structuring thought by seeing and watching. Visual Education is currently organized by work units assumed as projects that should comprehend a process and a product. These projects also require that the students achieve a series of goals and skills, at the end of each one of the three cycles of teaching comprising the National Basic Education. Bearing in mind the teaching through projects, as suggested by the syllabus, would such practices increase students’ motivation for the subject? Otherwise, can projects pedagogy stimulate and develop students’ motivation for the subject of Visual Education? By means of a case study and action-research method applied in a High School in the District of Aveiro along the academic year 2011/12, with 7th grade students, an analysis is provided on the additional motivation of these students in the subject of Visual Education, after lessons with pedagogy through projects, in the ambit of Supervised Teacher Practice. The undertaken project was linked to the environment and local culture and aimed, as well, to add something new to the community through an exhibition of all the products at the town culture centre. Throughout the execution of the project, there was an increase in the involvement of the pupils in the work and, consequently, an increase in their motivation for the subject of Visual Education. The intensification of the motivation in students through project led to a change in their attitudes, which make them more active and engaged during the performance of work, inside and outside of school hours. Therefore, the implementation of the projects in the subject of Visual Education can increase the student motivation and, consequently, improve the involvement in class and in the learning process.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10981
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7546.pdf11.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.