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dc.contributor.advisorCarvalho, Carla Manuela Teixeira dept
dc.contributor.advisorAnjos, Carlos Alberto Valente dospt
dc.contributor.authorPinho, Ana Cláudia Ferreirapt
dc.date.accessioned2013-09-09T16:58:51Z-
dc.date.available2013-09-09T16:58:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10973-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade - Fiscalidadept
dc.description.abstractNo atual contexto de harmonização contabilística internacional, assistimos a uma adaptação (ou mesmo adoção) generalizada das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), substancialmente assentes em princípios e que fazem um maior apelo ao julgamento profissional e ao uso de estimativas. Neste novo paradigma normativo, presumivelmente, os profissionais sentirão uma maior necessidade de recorrerem à teoria da contabilidade. Assim, motivados por este novo contexto e por ser cada vez maior o número de profissionais de contabilidade com formação académica superior, consideramos importante avaliar o modo como a teoria da contabilidade é aplicada na prática contabilística em Portugal, identificar os potenciais fatores de constrangimento daquela aplicação e refletir sobre a necessidade de eventuais mudanças, designadamente no ensino da contabilidade, consubstanciando estes os objetivos da presente dissertação. Com este estudo, de natureza exploratória e que tem por base a realização de entrevistas a professores do ensino superior com experiência de prática contabilística, pretendemos recolher evidência empírica acerca da perceção que aqueles profissionais têm da problemática em estudo. As nossas conclusões apontam para a existência de um afastamento entre a teoria da contabilidade e a sua aplicação na prática contabilística, em parte motivado pela visão um pouco redutora que alguns profissionais, e mesmo docentes, têm da teoria da contabilidade. A adoção obrigatória de normas contabilísticas parece estar a condicionar a evolução do pensamento contabilístico e do próprio ensino da contabilidade, que tende a focalizar-se nos normativos contabilísticos em vigor.pt
dc.description.abstractIn the current context of international accounting harmonization, witnessing an adaptation (or adoption) of widespread international accounting standards issued by the International Accounting Standards Board (IASB), substantially based on principles and that make a greater appeal to the professional judgment and the use of estimates. In this new normative paradigm, presumably the professionals will feel a greater need to resort to accounting theory. Thus, motivated by this new context and to be increasing the number of accounting professionals with upper academic formation, we consider important to evaluate how the accounting theory is applied in accounting practice in Portugal, identify potential constraining factors about that application and reflect on the need for any changes, namely in the teaching of accounting, consubstantiating these objectives of the present dissertation. With this study, of exploratory nature based on conducting interviews with higher education teachers with experience in accounting practice, we intend to gather empirical evidence about the perception that those professionals have about this under study problematic. Our findings point to the existence of a gap between the accounting theory and their application in accounting practice, in part motivated by the reductive vision that some professionals, and even teachers, have from accounting theory. The mandatory adoption of accounting standards seems to be conditioning the evolution of accounting thought and the proper teaching of accounting, which tends to focus on the accounting standards in force.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeoria da contabilidadept
dc.subjectContabilidadept
dc.subjectEnsino da contabilidadept
dc.subjectNormalização contabilísticapt
dc.titleRelação entre teoria e prática contabilística: um estudo exploratóriopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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