Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10965
Title: Qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral - desenho de um referencial para a sua avaliação e monitorização
Other Titles: Quality of doctoral research supervision - design of a framework to evaluate and monitor the process
Author: Baptista, Ana Vitória
Advisor: Huet, Isabel
Jenkins, Alan
Keywords: Avaliação da educação
Ensino superior
Qualidade da educação
Eficácia do ensino
Doutoramentos - Avaliação da qualidade
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Face à existência de um vazio teórico-conceptual e empírico no contexto investigativo português no que concerne à supervisão da investigação doutoral, este trabalho visa contribuir para a compreensão integrada deste fenómeno. Especificamente, com este estudo pretendemos construir um referencial de qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em particular na ‘corporização’ dos perfis de qualidade dos dois mais importantes intervenientes - supervisores e estudantes de doutoramento – pela identificação de competências transversais às mais variadas áreas disciplinares. Desta forma, será possível desenhar-se, num futuro próximo, não só recomendações a nível institucional de índole mais praxiológica, como também um processo de avaliação e de monitorização adequado. Tendo em consideração o contexto português e o objetivo central do estudo, foram revisitados (i) discursos da política educativa de Ensino Superior de âmbito europeu e (ii) discursos fundamentados na investigação de índole internacional. Ambos permitiram contextualizar o fenómeno, perceber as tendências existentes, sintetizar as contribuições de variados referenciais e modelos existentes, e planear, em específico, a investigação, particularmente em termos de recolha de dados. A investigação, predominantemente de cariz qualitativo, foi conduzida na Universidade de Aveiro, tendo sido seguido o método de estudo de caso: baseou-se nas ‘vozes’ de supervisores e estudantes de doutoramento desta instituição relativamente ao que deve estar presente no processo de supervisão de investigação doutoral. A recolha de dados iniciou-se com entrevistas semiestruturadas, de âmbito exploratório, a especialistas em supervisão pedagógica - o tema semântica e epistemologicamente mais próximo do fenómeno em estudo. Foi realizada, pois, uma primeira aproximação ao ‘terreno’ a nível nacional e foram depuradas as dimensões que deveriam estar presentes no instrumento de recolha de dados do momento subsequente. Em seguida, foram realizados focus groups com supervisores e estudantes de doutoramento da Universidade de Aveiro. As conceções partilhadas em grupo puderam ser categorizadas segundo (i) o enquadramento do processo supervisivo e investigativo de doutoramento, nomeadamente no que concerne à natureza e ao valor do doutoramento atribuídos pelos participantes, assim como ao processo de transformação que experienciam; (ii) a qualidade do processo supervisivo e investigativo de doutoramento, consoante aspectos intrínsecos, dos quais se ressalta o perfil desejável de qualidade do supervisor e do estudante, pela identificação de um conjunto de competências fulcrais, e aspectos extrínsecos aos indivíduos; e (iii) os problemas do processo supervisivo e investigativo de doutoramento, considerando, novamente, aspectos intrínsecos e extrínsecos aos indivíduos. O último momento de recolha de dados foi realizado através da aplicação de questionários a supervisores e estudantes da Universidade de Aveiro. Assim, foi possível debruçarmo-nos especificamente sobre os perfis de qualidade de estudantes e supervisores. As competências integradas nos questionários foram provenientes dos resultados dos focus groups, tendo sido consideradas as mais importantes. Nos questionários foi solicitado aos respondentes que revelassem o seu grau de concordância relativamente às competências que deveriam fazer parte dos perfis de qualidade. Foi, então, possível proceder a uma análise e reflexão sobre o estabelecimento de uma hierarquia de competências, numa tentativa de depurar os perfis de qualidade dos elementos da díade supervisiva. Assim, conclui-se que há variáveis que podem influenciar o estabelecimento dessa hierarquia, reforçando que o processo supervisivo, quando refletido, avaliado e monitorizado, deve considerar diversos ‘contextos’ que o poderão influenciar. Todavia, há um conjunto de competências que parecem ‘isentas’ de influências, apesar de serem necessários estudos mais aprofundados para esclarecer esta assunção. Face a todo o percurso investigativo, apresenta-se, no final, um referencial de qualidade integrado e sistematizado, considerando o enquadramento teórico e o estudo empírico, assim como um sistema articulado de competências referente aos perfis de qualidade que supervisores e estudantes de doutoramento devem demonstrar e desenvolver.
Due to a theoretical, conceptual and empirical emptiness within the Portuguese research context on studies regarding doctoral research supervision, this study aims to shed light on that phenomenon from an integrated and in-depth perspective. Specifically, we have the main objective of designing a framework on the quality of doctoral research supervision, in particular in what concerns the quality profiles of supervisors and students in terms of the transferable and supra-disciplinary competences they should possess and further enhance. Consequently, at a medium-term, it will be possible not only to identify institutional and practical recommendations, but also to design a suitable evaluation and monitoring process on this practice. Considering the Portuguese context and the main goal of this research, it has been revisited (i) political discourses, mainly at European level, on Higher Education and the 3rd cycle of Bologna, and (ii) international research-based discourses. This in-depth analysis has allowed us to contextualise the phenomenon under study, to understand current tendencies, to collate contributions from different models and frameworks that exist worldwide, and to plan our data collection, at a more specific level. This research was carried out at the University of Aveiro. It can be described as mainly qualitative in nature and it follows the method of case study. It has thus been taken into consideration the ‘voices’ of doctoral students and supervisors from this institution regarding what should integrate the quality of the doctoral research supervision process. The process of data collection started with exploratory semi-structured interviews directed to experts on pedagogical supervision – the theme that is semantically and epistemologically closer to doctoral research supervision. This was the first empirical approach to this particular issue within the Portuguese context. Simultaneously, it was important to better define the dimensions that should be integrated within the instrument of data collection of the following moment. Afterwards, focus groups with doctoral students and supervisors have been conducted. The conceptions that were shared by the participants were categorised and semantically grouped considering (i) the broader context on the doctoral research and supervision process, namely taking into account the nature and value the participants attributed to the doctorate, and the changing process they experienced; (ii) the quality of the doctoral research and supervision process, taking into account intrinsic aspects, such as the identification of the quality profiles of students and supervisors in terms of the competences they should possess, as well as extrinsic aspects; (iii) problems to the doctoral research and supervision process, also taking into consideration intrinsic and extrinsic aspects. Questionnaires directed to doctoral students and supervisors were applied in the last phase of data collection, which was specifically focused on the quality profiles of students and supervisors. As such, the questionnaires were constituted by the competences that have emerged in the focus groups as essential to integrate the quality profiles. In the questionnaires, the participants had to attribute their level of agreement regarding each competence. Therefore, the results shed light on the possibility of establishing a hierarchy of competences with the main goal of better defining and characterising students and supervisors’ quality profiles. It can be concluded that there are some variables that may influence the order of the competences within the hierarchy. This fact reinforces that the supervision process must be carefully contextualised and understood when an evaluation and monitoring process is designed and carried out. Nevertheless, when analysing the results it may also be concluded the existence of competences that seem ‘free’ from influences. However, more in-depth studies must be carried out to clarify this assumption. Taking into consideration the overall research path, it is presented, at the end of the study, an integrated systematised quality framework, considering the inputs of the theoretical and empirical parts of our thesis. Moreover, it is presented an articulated system of competences that refers to the quality profiles doctoral students and supervisors should demonstrate and enhance.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10965
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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