Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValente, António Manuel Dias Costapt
dc.contributor.authorRibeiro, Alexandra Patrícia Nevespt
dc.date.accessioned2013-08-07T16:35:21Z-
dc.date.available2013-08-07T16:35:21Z-
dc.date.issued2013-01-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10925-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundáriopt
dc.description.abstractAs atividades desenvolvidas em contexto de estágio tiveram como base o reavivar da Imaginação ao poder aliada à educação visual. A Imaginação ao poder nos anos 60 foi o apelo à renovação. Ainda hoje é necessário difundir esta velha máxima mas precisamos de saber o que é que ela representa aos olhos da sociedade de hoje. As escolas, como pilares fundamentais no desenvolvimento educativo dos alunos, devem incentivá-los à imaginação e à transformação de consciências. Existem inúmeras escolas alternativas que o fazem em oposição à escola normativa a que estamos habituados. Este estudo teve como momentos centrais o desenvolvimento de três ações artísticas que decorreram no espaço escolar numa tentativa de aproximar a arte ao resto da escola. Com estas ações pretendíamos incentivar as pessoas a questionar e a pensar. Cada ação teve um tema que os alunos exploraram e criaram para que o público pudesse intervir e contribuir com as suas opiniões e ideias. A escola, comumente associada a uma instituição que valoriza as disciplinas associadas à razão, despertou para a imaginação e para a criatividade num espaço de interfaces onde o conhecimento se liga.pt
dc.description.abstractThe activities that took place during this internship were mostly based on the revival of the All power to the imagination, coupled with visual education. All power to the imagination, in the 60's, was a plea for renovation. Even today there is a need to spread this old concept, although we first need to understand what it represents in the eyes of modern society. The schools, the very important pillars of the education of our young, must incentivize them to the imagination and the transformation of conscience. There are indeed several schools that do just that, contrary to the orthodox schooling process we all grew accustomed to. This study revolved around the creation of three artistic happenings, which took place in a school, in an attempt to bring arts closer to the rest of the school environment. With these happenings, we tried to make people think and question. Each happening had a theme developed and explored by the students for the public to later intervene and contribute for, with their own ideas and opinions. The school, associated with an institution that values those subjects that go hand-in-hand with reason, awoke to the imagination and creativity in a space with interfaces, where knowledge is connected.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação visualpt
dc.subjectImaginaçãopt
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectCriação artísticapt
dc.subjectPapel da escolapt
dc.titleImaginação ao poder em educação visualpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7556.pdf7.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.