Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10915
Title: Design de unidades funcionais: plataforma para o desenvolvimento novos produtos universidade-indústria
Author: Fernandes, Isabel Maria Rodrigues Barreto
Advisor: Mota, João
Silva, José Luís de Almeida
Keywords: Design
Ensino superior
Política educativa
Política de inovação
Avaliação da educação
Relações universidade-empresa
Transferência de informação
Defense Date: 18-Dec-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de investigação teve como principais objetivos, por um lado, procurar as relações existentes entre a Instituição Ensino Superior de Design (IES-D) e as empresas, por outro, configurar um modelo que permitisse criar uma plataforma de inovação para o desenvolvimento de novos produtos na IES-D num contexto globalizado. Nos últimos anos, o setor “ensino superior” na Europa e em várias partes do mundo passou por grandes mudanças, o que acentuou o ambiente competitivo entre as IES, incluindo as de Design. Neste âmbito, procurou-se demonstrar o novo posicionamento estratégico da IES-D perante o mercado, e quais as ações a desenvolver que possibilitam alcançar uma vantagem competitiva sustentável. Primeiro, considerou-se fundamental identificar a importância do design perante o ensino, a situação mundial e a mudança da cultura económica. Depois, assinalaram-se as iniciativas de promoção do design e as políticas de inovação europeias. E por fim, reuniram-se os aspetos que obrigam as IES-D a assumir novos papéis de interação com o mercado. Por análise comparativa internacional procedeu-se à seleção de uma amostra de dezoito (18) IES-D – dez europeias, quatro norte americanas e quatro asiáticas. Instituições de ensino com tipologias diversas e pertencentes a distintos contextos socioeconómicos. A caracterização da amostra através de análise estrutural permitiu identificar aspetos comuns às IES-D – ações estratégicas que servem para promover a inovação. Para explicitar a interação do sistema formado por esses elementos comuns, configurou-se um modelo concetual – Hexágono da Inovação (HI). O modelo, enquanto instrumento de análise, permite criar um padrão da inovação da IES-D e posicioná-la perante o setor - ensino superior de design. Foi também realizado um ensaio da aplicabilidade do modelo concetual HI na ESAD.cr/IPL. Através da implementação da plataforma de inovação - ESAD Design Studio - Centro de Estudos e Investigação em Design (EDS/CEID), foram ensaiadas as ações necessárias para promover o design estratégico e o design de inovação.
Based on the understanding of the relationships that exist between companies and the Higher Education Institution suffering graduated studies and researching Design (HEI-D), this research sets up a model for creating a sustainable innovation platform for the development of new products in HEI-D in the contemporary globalized context. In recent years, the "higher education" area in Europe and in many parts of the world went through major changes, which emphasized the competitive environment between the HEI, including Design. In this context, we sought to demonstrate the new strategic positioning of HEI-D before the market, and which actions to develop that make it possible to achieve a sustainable competitive advantage. We considered essential to identify different practices for the design teaching, the world situation and the economic and cultural changes, and most relevant European initiatives for the promotion of a design culture and innovation policies. And finally, there were the aspects requiring the HEI-D to assume new roles of interaction with the market. For international comparative analysis proceeded to the selection of a sample of eighteen (18) IES-D – ten European, four from the United States and four Asian. Are institutions with diverse typologies and belonging to different socio-economic contexts. The characterization of the sample through structural analysis has identified common aspects HEIs-D - strategic actions that serve to promote innovation. To clarify the interaction of the system formed by these common elements, we set up a concetual model – Hexagon Innovation (HI). This model, as an instrument of analysis that allowed to create the pattern of innovation of the HEI-D on the higher education area. It was also performed a test of applicability of concetual model HI at ESAD.cr/IPL. We developed the platform of innovation - ESAD Design Studio - Research Design Centre (EDS/RDC), to test the actions needed to promote a sustainable innovation platform for the development of new products in HEI-D.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/10915
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7375.pdf5.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.