Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPais, Sóniapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2013-08-02T08:57:05Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10908-
dc.description.abstractO Processo de Bolonha veio reforçar, nas IES, a assunção de um novo paradigma ao nível do processo educativo. Assim, defende-se um ensino mais centrado na aprendizagem, o que concorre para a autonomia do aluno. E considera-se que as tecnologias informáticas poderão desempenhar um papel fundamental nesse processo. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacte da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática “Cálculo Integral em IR”. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de competências de autonomia e concluiu-se que, apesar de reconhecerem potencialidades à plataforma, um número considerável de alunos preferia uma abordagem mais tradicional.pt
dc.description.abstractThe Bologna Process has strengthened in the University Institutions the assumption of a new paradigm of the educational process. Thus, it is argued that teaching must be more focused on learning, which contributes to student autonomy. And it is considered that computing tools can play a key role in this process. Thus, we developed a case study involving Food Engineering Science students, pursuing, as a main objective, to assess the impact of a differentiated exploration of the assisted education platform, developed by Project “Matemática Ensino” (PmatE), as a complement of the didactic approach of the thematic unit "Integral Calculus in IR". In this article, we discuss its resonance in terms of the autonomy skills development and concluded that, although recognizing the platform’s potential, a considerable number of students preferred a more traditional approach.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minhopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologias informáticaspt
dc.subjectProcesso de Bolonhapt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectInformatics toolspt
dc.subjectBologna Processpt
dc.subjectAutonomypt
dc.subjectHigher educationpt
dc.subjectMathematics educationpt
dc.titleAutonomia e tecnologias: duas faces da mesma moeda à luz de bolonhapt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date15-16 julho, 2013pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage1207pt
degois.publication.lastPage1222pt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.titleChallenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywherept
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.relation.publisherversionhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2013/pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2013) Autonomia e tecnologias duas faces da mesma moeda à luz de bolonha.pdf407.51 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.