Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10905
Title: Aplicação de RCD na construção de estradas
Author: Almiro, Inês de Sousa e Castro
Advisor: Benta, Agostinho
Keywords: Engenharia civil
Construção - Resíduos
Demolição - Resíduos
Aproveitamento de resíduos
Pavimentos rodoviários
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta tese de mestrado visa contribuir para o estudo da aplicabilidade de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na construção de estradas de modo a que a reciclagem deste tipo de materiais se torne numa prática corrente. O uso deste tipo de materiais possibilita uma diminuição da extração de agregados naturais o que por sua vez contribui também, para que haja uma diminuição no consumo de energia. Além de se diminuir a extração de agregados naturais, o uso de agregados reciclados possibilita também a diminuição da quantidade de material a transportar para aterros. O principal objetivo deste trabalho é caraterizar, através de ensaios laboratoriais, os Resíduos de Construção e Demolição e proceder a uma análise, baseada em valores limite do Caderno de Encargos Tipo da Estradas de Portugal, da sua aplicabilidade na construção de estradas, tanto nas camadas ligadas como nas camadas não ligadas. O estudo baseia-se na caraterização laboratorial de 8 amostras de RCD obtidas da mesma unidade de tratamento em diferentes tempos, durante o período de elaboração da pesquisa com o intuito de, tanto quanto possível, avaliar a variabilidade dos materiais produzidos na unidade e aferir da consistência das propriedades avaliadas. As amostras 3, 6 e 8, podem ser usadas em camadas de base e de sub-base, a amostra 7 pode ser usada para a mistura AC 32 base, a amostra 2 pode ser usada para a mistura AC 16 bin e a amostra 5 pode ser utilizada em terraplenagens. Relativamente às amostras 1 e 4, poderão eventualmente ser aplicadas em camadas de aterro, faltando confirmar-se algumas propriedades importantes para esta aplicação.
This dissertation aims to contribute to the study of the applicability of Construction and Demolition Waste (CDW) in road construction so that the recycling of such materials becomes a common practice. The use of such materials allows a reduction of the extraction of natural aggregates which in turn, also contributes to a decrease of energy consumption. In addition to decreasing the extraction of natural aggregate, the use of recycled aggregates also makes it possible to decrease the amount of material to be transported into landfills. The main objective of this work is to characterize through laboratory assays, the Construction and Demolition Waste and make an analysis of its applicability in the construction of roads, for both bound and unbound layers, based on threshold values of the Caderno de Encargos Tipo da Estradas de Portugal. The study is based on the laboratory characterization of several CDW samples, obtained from the same processing unit at different times during the development of the research, aiming, as much as possible, to the evaluation of the variability of the materials produced in the unit and access the consistency of the properties. Samples 3, 6 and 8, may be used in base and sub-base layers, sample 7 can be used for the AC 32 bin mixture, sample 2 can be used for the AC 16 bin mixture and sample 5 can be used in earthworks. As to samples 1 and 4, their application may be possible in fill layers, pending on the confirmation of some important properties for this application.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/10905
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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