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http://hdl.handle.net/10773/10905
Title: | Aplicação de RCD na construção de estradas |
Author: | Almiro, Inês de Sousa e Castro |
Advisor: | Benta, Agostinho |
Keywords: | Engenharia civil Construção - Resíduos Demolição - Resíduos Aproveitamento de resíduos Pavimentos rodoviários |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta tese de mestrado visa contribuir para o estudo da aplicabilidade de
Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na construção de estradas de
modo a que a reciclagem deste tipo de materiais se torne numa prática
corrente.
O uso deste tipo de materiais possibilita uma diminuição da extração de
agregados naturais o que por sua vez contribui também, para que haja uma
diminuição no consumo de energia. Além de se diminuir a extração de
agregados naturais, o uso de agregados reciclados possibilita também a
diminuição da quantidade de material a transportar para aterros.
O principal objetivo deste trabalho é caraterizar, através de ensaios
laboratoriais, os Resíduos de Construção e Demolição e proceder a uma
análise, baseada em valores limite do Caderno de Encargos Tipo da Estradas
de Portugal, da sua aplicabilidade na construção de estradas, tanto nas
camadas ligadas como nas camadas não ligadas. O estudo baseia-se na
caraterização laboratorial de 8 amostras de RCD obtidas da mesma unidade
de tratamento em diferentes tempos, durante o período de elaboração da
pesquisa com o intuito de, tanto quanto possível, avaliar a variabilidade dos
materiais produzidos na unidade e aferir da consistência das propriedades
avaliadas.
As amostras 3, 6 e 8, podem ser usadas em camadas de base e de sub-base,
a amostra 7 pode ser usada para a mistura AC 32 base, a amostra 2 pode ser
usada para a mistura AC 16 bin e a amostra 5 pode ser utilizada em
terraplenagens. Relativamente às amostras 1 e 4, poderão eventualmente ser
aplicadas em camadas de aterro, faltando confirmar-se algumas propriedades
importantes para esta aplicação. This dissertation aims to contribute to the study of the applicability of Construction and Demolition Waste (CDW) in road construction so that the recycling of such materials becomes a common practice. The use of such materials allows a reduction of the extraction of natural aggregates which in turn, also contributes to a decrease of energy consumption. In addition to decreasing the extraction of natural aggregate, the use of recycled aggregates also makes it possible to decrease the amount of material to be transported into landfills. The main objective of this work is to characterize through laboratory assays, the Construction and Demolition Waste and make an analysis of its applicability in the construction of roads, for both bound and unbound layers, based on threshold values of the Caderno de Encargos Tipo da Estradas de Portugal. The study is based on the laboratory characterization of several CDW samples, obtained from the same processing unit at different times during the development of the research, aiming, as much as possible, to the evaluation of the variability of the materials produced in the unit and access the consistency of the properties. Samples 3, 6 and 8, may be used in base and sub-base layers, sample 7 can be used for the AC 32 bin mixture, sample 2 can be used for the AC 16 bin mixture and sample 5 can be used in earthworks. As to samples 1 and 4, their application may be possible in fill layers, pending on the confirmation of some important properties for this application. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10905 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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