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Title: A supervisão pedagógica em ensino da biologia no Instituto Superior de Ciências da Educação: ISCED/Huíla-Angola: contributos metodológicos para o seu desenvolvimento
Author: Júnior, José Pereira da Silva
Advisor: Oliveira, Maria Teresa Morais de
Marques, Luís Manuel Ferreira
Keywords: Ensino das ciências
Formação inicial
Formação de professores
Prática pedagógica
Supervisão de professores
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O desenvolvimento de uma sociedade depende do nível intelectual e educacional revelado pelos seus cidadãos, o que é determinado também pela qualidade de ensino. A consecução de tal qualidade implica uma adequada formação de professores e esta requer uma reflexão que permita atualização e inovação constantes do processo de Supervisão Pedagógica. Esta deve garantir a mudança e a inovação necessárias das Práticas Pedagógicas (PP), fator relevante na preparação pessoal e profissional dos docentes. Não há ensino de qualidade sem uma adequada formação de professores e esta é assegurada, obviamente, pela implementação adequada, reflexiva e permanentemente inovada das Práticas Pedagógicas. As instituições formadoras arcam com a grande responsabilidade de procurar mecanismos para dotarem os seus quadros, ou seja, os Supervisores Pedagógicos, de competências que lhes permitam exercer essa missão de forma cientificamente sustentada. Esta investigação tem por objetivo apresentar um plano de estratégias metodológicas inovadoras de Supervisão com a finalidade de introduzir melhorias no Sistema de Supervisão Pedagógica, consubstanciado fundamentalmente, nas Práticas Pedagógicas, no Curso de Biologia do ISCED/HUÍLA - Instituto Superior de Ciências da Educação. O estudo foi desenvolvido no âmbito do Curso de Doutoramento de Didática e Formação da Universidade de Aveiro (Portugal) e enquadradas pelo paradigma eclético. Decorreu em duas Fase, I e II. A Fase I - estudo preliminar - teve a participação de dois Professores Supervisores (PS) e 59 Alunos Futuros Professores (AFP) do 3º e 4º anos do Curso do Ensino de Biologia. Nesta fase, para a recolha de dados foram realizados inquéritos (entrevistas aos PS e questionários aos AFP). Para o tratamento de dados, recorreu-se à análise de conteúdo para as entrevistas dos PS e para as questões abertas dos questionários aos AFP; para as questões fechadas utilizou-se Microsoft Excel. Esta fase de diagnóstico teve como objetivo recolher a perceção dos participantes sobre a pertinência das estratégias metodológicas em uso na PP no Curso de Biologia e obter as suas sugestões para a respetiva melhoria. Os resultados apontaram fundamentalmente para uma mudança das estratégias das PP e para a inclusão de trabalhos práticos (laboratorial e de campo). A Fase II - estudo principal - teve como base os resultados obtidos na fase anterior. Foram concebidas, implementadas e avaliadas ações formativas e investigativas no campo da Supervisão Pedagógica, quer aos PS, quer aos AFP, visando responder às necessidades colocadas bem como as sugestões recebidas dos participantes. A recolha de dados foi realizada no âmbito das ações formativas/investigativas realizadas com os participantes. A recolha de dados foi realizada através de fichas administradas no final de cada sessão, de um questionário intermédio, para a obtenção de opiniões acerca das atividades já realizadas para serem introduzidas as emendas julgadas pertinentes com vista a melhoria do processo e de um questionário final. Como fonte complementar foram usados os portefólios dos AFP, as auscultações dos participantes, durante e no final do processo, anotados no teaching portefólio do investigador. Foi efetuada uma exposição com todo o material desenvolvido no âmbito de uma sessão de reflexão sobre as PP. Ficou consensualmente institucionalizado a realização anual de um evento para apresentação e discussão dos trabalhos das PP e, sobretudo, para a meta-reflexão das atividades supervisivas desenvolvidas ao longo do ano. As conclusões resultantes de todo o estudo, refletem a satisfação de todos os participantes, bem como o reconhecimento de que foi dada uma contribuição para a resposta ao problema levantado, às questões e subquestões da investigação, obtendo-se assim a consecução dos objetivos preconizados. Como sugestão para futuras investigações, aponta-se a conceção de ações que visem a mudança das PP para um Estágio Pedagógico. Como implicações, deste estudo, julga-se poder ter contribuído na melhoria das competências dos PS, o que poderá favorecer as suas estratégias da Supervisão Pedagógica. Tudo isto aponta para uma melhor formação do futuro professor, garantindo um ensino de qualidade que proporcionará uma melhor formação de cidadãos.
The development of a society depends on the intellectual and educational level of the citizens which is also related to the quality of education. The achievement of such quality implies an adequate teacher education which requires reflection and constant updating of the pedagogical supervision process: this should guarantee the necessary innovation of the teaching practice, a relevant factor in the teachers professional development. Teacher education institutions have great responsibility in the preparation of their staff i.e. the pedagogical supervisors, enabling them to perform their mission within an educational research framework. The main aim of this study is the designing implementation and assessment of a plan within an innovative methodological strategies towards the improvement of the supervision dimension - mainly the teaching practices – of the biology course at ISCED/Huila. This research was carried out in the context of the doctoral course of Didática e Formação, at the Portuguese University of Aveiro and it was developed in two phases within an ecletic paradigm. Phase I - preliminary empirical study which the participation of two pedagogical supervisors and fifty nine trainees from 3rd and 4th year of the biology course. During this phase, a questionnaire was administered to the trainees and the pedagogical supervisors were interviewed for data collecting. Content analysis was the technique used. This phase aimed at getting both the views of the participants on the meaning of the methodological strategies in use in the teaching practice of biology course and the suggestions for improvement. The indicators obtained revealed that a change in the teaching practice strategies and the inclusion of practical work (lab work and field work) are needed. Phase II - main empirical study was based on the results obtained in Phase I. At this stage, the data collection was done taking into account training and research actions done by participants. Snapshots administered at the end each session and questionnaires were used. The trainee portfolios and the teaching portfolio of the researcher were also used as complementary sources. An exhibition of curriculum materials produced and implemented by the trainees, integrating discussions sessions concerned with teaching practices experiences took place. At the end of this event, it was decided to hold an annual meeting for presentation and discussion of the teaching practice experiences and mainly for a meta-reflection of supervised activities developed throughout the year. The conclusions of the study reflect the satisfaction of all the participants and the contribution for the answer to the raised research problem and the achievement of the main aims previously defined. The main implication of this study is the the contribution to the improvement of competencies of pedagogical supervisors which could ameliorate the strategies of pedagogical supervision in the course of biology at ISCED/Huila. The updating and innovation of the teaching practices provide a better future teacher and therefore an adequate education of the citizens.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação - Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10831
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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