Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, António Carrizopt
dc.contributor.advisorMota, Jorge Humberto Fernandespt
dc.contributor.authorSantiago, Joana Martins Vazpt
dc.date.accessioned2013-07-15T10:15:04Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:40Z-
dc.date.issued2012-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10821-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractA formação de parcerias é um fenómeno cada vez mais adotado em todo o mundo. Além disso, a formação das mesmas para capturarem financiamentos é uma situação a ter em consideração. Tendo em conta a importância da formação de parcerias é conveniente compreender certas situações. O presente estudo focou-se na vertente de interação social, ou seja, estudar fatores que influenciam a relação entre os envolvidos na parceria, e consequentemente, o seu impacto no desempenho da rede criada. No modelo conceptual proposto, existem três grupos. Um refere-se a antecedentes, ou seja, variáveis independentes que têm influência sobre os dois outros grupos (laços entre atores e desempenho da rede). Os antecedentes estudados foram as ligações anteriores, a força dos laços, a reputação, a definição e consistência dos objetivos, o compromisso e o conflito. No que respeita aos laços entre atores, estes tinham variáveis internas: a confiança, a reciprocidade e a comunicação. Por último, o desempenho da rede estava dividido em quatro componentes: perspetiva financeira, perspetiva do consumidor, perspetiva de processos internos e inovação e perspetiva de aprendizagem e conhecimento. Para a concretização deste estudo, após a realização de uma aprofundada revisão da bibliografia, elaborou-se um estudo empírico que se baseou na análise fatorial exploratória, seguindo-se a avaliação dos impactos entre os diferentes fatores através da análise de regressões lineares simples e múltiplas. Os resultados da análise não suportam todas as hipóteses propostas. No entanto, existe evidência que alguns antecedentes afetam os laços entre atores e o desempenho da rede, e que os laços entre atores afetam o desempenho da rede.pt
dc.description.abstractThe formation of partnerships is a phenomenon even more adopted worldwide. Moreover the formation of partnerships in order to capture financing is a situation to be taken into consideration. Bearing in mind the importance of constitution of the partnerships, it is necessary to understand certain situations. This study focused on the aspect of social interaction, ie studying factors which influence the relationship between the partners involved, and consequently, its impact on network performance created. In the proposed conceptual model, there are three groups. One refers to the antecedents, that means, independent variables which influence the other two groups (bond actors and network performance).The antecedents studied earlier were the previous links, the strength of ties, reputation, the definition and consistency of objectives, commitment and conflict. Regarding actors bonds, these had internal variables, trust, reciprocity and communication. Finally, the performance of the network was divided into four components: financial perspective, customer perspective, innovation and internal processes perspective, knowledge and learning perspective. To the completion of this study, after conducting a thorough review of the literature, we elaborated an empirical study that was based on factor exploratory analysis, followed by an evaluation of the impacts of the different factors through analysis of simple and multiple linear regressions. The results of the analysis do not support all the proposed hypotheses. However, there is evidence that some antecedents affect actors bonds and network performance, and that actors bonds affect network performance.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperacão internacionalpt
dc.subjectRedes de empresaspt
dc.subjectRelações de cooperaçãopt
dc.subjectRelações comerciaispt
dc.subjectInteracção socialpt
dc.titleGestão de redes entre parceiros - projetos de cooperação internacionalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2014-12-12T11:00:00Z-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7082.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.