Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10755
Title: The benefits of the Kodály concept on rehearsal techniques
Author: Hiney, Aoife
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Keywords: Música
Educação musical - Método de Kodály
Música coral
Ensaios musicais
Coros - Adultos
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A falta de educação musical e experiência dos cantores adultos em coros amadores podem ter impacto negativo sobre a eficiência dos ensaios corais. Isto tem repercussões em termos de repertório do qual os cantores são capazes de realizar e do nível de desempenho em si, como muitas vezes, a maior parte do tempo de ensaio deve ser dedicado a aprendizagem de notas, em vez de ser centrado em detalhes e particularidades da música. Neste trabalho procurou-se investigar os benefícios que podem ser alcançados por meio da adaptação das metodologias pedagógicas e da filosofia de Kodály aplicadas a um coro de amadores. O objectivo da investigação foi verificar se este método teria resultados positivos quanto à evolução das competências musicais dos coristas, como leitura musical, competência auditiva, afinação e precisão rítmica. Através de uma série de avaliações - que inclui auto-avaliações, avaliações qualitativas na forma de questionários e avaliações objetivas de vista de leitura e ditado - completou, antes e após um período de ensaios, concluiu-se que as técnicas de ensaio baseado no Conceito Kodály de Educação Musical são benéficas para coros adultos em termos da melhoria da competência músical padrão dos cantores. Consequentemente, estas técnicas de ensaio podem melhorar o nível de desempenho alcançado pelos adultos dos coros amadores, além de permitir-lhes desempenhar repertório mais desafiador, ao mesmo tempo, provando ser um caminho viável para se oferecer educação musical para adultos da comunidade.
A lack of musical education and experience amongst singers in adult amateur choirs can impact negatively on the efficiency of choral rehearsals. This has repercussions in terms of both the repertoire which the singers are able to perform and the standard of performance itself, as very often, the bulk of rehearsal time must be devoted to learning notes, instead of focusing on the finer details of music making. The aim of this work was to investigate the benefits of adapting the teaching methodologies associated with the Kodály Concept of Music Education for singers in an adult amateur choir, in order to assess whether these rehearsal techniques could help to improve skills such as musical literacy, aural perception, intonation and rhythmic accuracy. Through a series of assessments – comprising self-evaluations, qualitative assessments in the form of questionnaires and objective sightreading and dictation assessments – completed before and after a term of rehearsals, it was concluded that rehearsal techniques based on the Kodály Concept of Music Education are beneficial for adult amateur choirs in terms of improving the singers’ standard of music competency. Consequently, these rehearsal techniques can improve the standard of performance achieved by adult amateur choirs in addition to allowing them to perform more challenging repertoire, whilst also proving to be a viable way in which to provide community musical education for adults.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10755
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7515.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.