Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1073
Title: Prevenção da violência e da indisciplina em contexto escolar
Author: Vinagre, Ana Sofia Nogueira
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Psicologia da educação
Métodos psicopedagógicos
Ambiente da aula
Técnicas da aula
Comportamento dos alunos
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A problemática deste projecto, centrada na Prevenção da Violência e da Indisciplina em Contexto Escolar, resultou do trabalho desenvolvido com a comunidade da Escola Básica das Abelhinhas (designação fictícia). O seu objectivo principal consistiu na construção de conhecimento sobre a realidade em questão, de forma a criar mecanismos que permitissem combater e prevenir eventuais situações de violência e indisciplina. O método de investigação seleccionado foi a Investigação-Acção, uma vez que, para além de envolver os participantes do processo, pressupõe um carácter reflexivo e interventivo, permitindo introduzir alterações consoante as necessidades e visando uma melhoria na qualidade da educação. De forma a recolher dados pertinentes para o estudo em causa, foram utilizadas técnicas de observação directa, conversas informais, grupos de discussão focalizada, entrevista semi-estruturada, inquérito por questionário, aliadas a procedimentos diversos que visavam atingir o objectivo da prevenção dos comportamentos desviantes. Em linhas gerais, apontamos a existência de alguns conflitos e situações claras de indisciplina que justificavam um trabalho com o grupo participante no sentido da prevenção dessas problemáticas, procurando alternativas aos comportamentos desadequados. ABSTRACT: This project was focused on preventing violence and indiscipline in school as a result of the work carried out with the community of Escola Básica das Abelhinhas (fiction name). The main goal was to be aware of the reality in question as well as to create mechanisms that would help combat and prevent potential situations of violence and indiscipline. Accordingly, investigation-action research was the selected method, since it requires the involvement of the individuals in the investigation process itself, which has a reflexive and intervening nature, allowing modifications based on needs and aiming at improving the quality of education. In order to collect relevant data for the study in question, we have used direct observation, informal conversations, focus groups, interview, questionnaire surveys and analysis of content, combined with various strategies aimed at achieving the goal of preventing unsuitable behaviors. In general, we point out the existence of some particular situations of conflict and indiscipline, justifying an action towards the prevention of these issues, looking for alternatives to inappropriate behavior.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/1073
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000700.pdf891.75 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.