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http://hdl.handle.net/10773/1070
Título: | Jovens com necessidades educativas especiais: transição para o trabalho |
Autor: | Saramago, Virgínia Maria Leite |
Orientador: | Gonçalves, Maria Manuela Bento |
Palavras-chave: | Educação especial Preparação para a vida activa Integração social |
Data de Defesa: | 2009 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A elaboração deste projecto surgiu da necessidade que sentimos, enquanto professores de Educação Especial, no encaminhamento dos jovens institucionalizados com Necessidades Educativas Especiais para a vida activa. Constatámos que muitas vezes estes alunos eram encaminhados para um local de experiência laboral, sem se fazer um programa de transição que promovesse o seu sucesso. Para que tal aconteça é necessário diversificar metodologias e estratégias na aquisição de certas competências. Para compreender este processo de transição, construímos um projecto baseado no método de investigação participativa. Realizámos entrevistas às pessoas implicadas no encaminhamento e acompanhamento destas jovens em processo de transição para a vida activa. Através da análise das mesmas, pretendemos compreender como cada um deles participa na transferência da responsabilidade da transição e da inclusão social destes jovens. Assim, a transição da escola para o mundo do trabalho deve ser fruto de um processo planificado, no qual a escola, ao elaborar os currículos adequados a cada um destes alunos com NEE (necessidades educativas especiais), deve tentar planear o seu futuro, mediante as suas capacidades individuais. ABSTRACT: This Project appears from the necessity of the special education teachers to lead the institutional youngsters with special needs to the active life. Often we notice that they go to a work without a transition programme which promotes their sucess. Therefore it is necessary to diversify methods and strategies in order to adquire some skills. For the comprehension of this transition process we built a project based on a participative investigation method. We interviewed all the people involved in the process of transition to active life. Analysing the content of the interviews we aimed to comprehend how each one can contribute to the transference of responsability towards transition and inclusion of these youngsters. Thus, the transition from school to work must be the result of a planned process, in which school, makes correct curriculum to these youngsters with special needs, in order to plan their future according to their individual skills. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1070 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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