Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10706
Title: | O ensino de poesia com quadro interativo: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
Author: | Cortesão, Margarida Maria Carvalho Rodrigues |
Advisor: | Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
Keywords: | Ensino da escrita Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo Processos da escrita Poética Ensino multimédia Web 2.0 |
Defense Date: | 13-Dec-2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho consiste num estudo de investigação-ação, no âmbito do
qual foi implementado um programa continuado de abordagem ao texto
poético com alunos do 3.º ano do Ensino Básico. Com esta investigação temos
em vista compreender qual a relação dos alunos participantes com a poesia e
de que modo é que este programa de ensino, com determinadas
características, de que destacamos a ativação do dispositivo didático
“sequência de ensino” e o uso das tecnologias, pode contribuir para criar uma
relação mais afetiva e positiva com os textos poéticos.
Nesse sentido, realizámos um trabalho de intervenção ao longo de um ano
letivo, no âmbito do qual implementámos, com suporte no Quadro Interativo,
uma Sequência de Ensino aplicada à poesia. Com os trabalhos realizados
pretendemos averiguar quais os efeitos em termos da relação que os alunos
estabelecem com a poesia e com a escrita de poesia, bem como no
desenvolvimento de competências no domínio da escrita de texto poético.
A análise dos dados obtidos a partir de dois questionários, um aplicado no
início e outro no fim da “sequência de ensino”, a análise das produções de
poemas realizadas antes, durante e no final do programa de ensino da poesia
e as respostas a várias perguntas de orientação, feitas aos alunos ao longo de
todo processo, permitiram-nos concluir que a utilização de dispositivos
didáticos como a “Sequência de Ensino”, elaborados com o objetivo expresso
de exploração de determinados géneros de texto, neste caso, textos poéticos,
quando coadjuvados pela utilização das tecnologias - nesta experiência de
ensino, particularmente relevante o Quadro Interativo Multimédia e os recursos
da Web.2 -, criam um poderoso meio de exploração de diferentes dimensões
do género textual em questão, com alunos do 1.º CEB. Além disso, foi, assim,
favorecida a criação de situações significativas de aprendizagem da escrita de
poesia, facilitando o desenvolvimento de estratégias de escrita colaborativa
para uma melhor gestão do processo escritural, e contribuindo para ativar
mecanismos de motivação que possibilitem uma forte adesão das crianças às
atividades, maior garantia de efetivas aprendizagens, de que os alunos
também deram prova, e de uma maior evolução na produção textual. The present work is a study of action inquiry that was implemented under a rolling program of approach to the poetic text with 3rd year students of compulsory Education. With this research we aim to understand the student’s relationship with poetry and in what way this teaching program can help to create a more positive and affective relationship with poetic texts, considering that this teaching program has specific characteristics, such as the use of a “Teaching Sequence” with the support of ICT. Thus, we performed an intervention during a school year, in which we implemented, with support in interactive whiteboard, the didactic device “Teaching Sequence” applied to poetry. With this work we intend to investigate the effects in terms of the relationship that students have with poetry and writing poetry, as well as developing skills in writing poetic text. The analysis of data obtained from two questionnaires, applied at the beginning and at the end of the "teaching sequence," the analysis of the poems performed before, during and after the education program of poetry and the answers to many guiding questions throughout the entire process, allowed us to conclude that the use of didactic devices such as " Teaching Sequence", developed with the express purpose of teaching certain genres of text, in this case poetic texts, and when supported by the use of technologies - in teaching experience, interactive whiteboard and Web.2 resources -, create a powerful device to explore different dimensions of a certain textual genre with students of compulsory Education. Furthermore, meaningful learning situations writing poetry have been created, facilitating the development of strategies for collaborative writing in order to improve the process of writing, and contributing to activate mechanisms of motivation to ensure strong adhesion to the school activities. Thus, effective learning was possible such as the evolution observed in the pupils’ texts. |
Description: | Mestrado em Didática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10706 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.