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dc.contributor.advisorMartins, António Mariapor
dc.contributor.authorFerreira, Manuel Carneiropor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:31:16Z-
dc.date.available2011-04-19T13:31:16Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1069-
dc.descriptionMestrado em Administração e Políticas Educativaspor
dc.description.abstractA educação centra-se sobretudo no desempenho dos jovens, nos seus resultados quantificáveis, na aquisição de conhecimentos e competências que os preparam para o mundo do trabalho e não tanto na aquisição de uma experiência de vida. A ideia de que a escola poderia contribuir para um crescimento emocional não é respeitada num contexto em que se dá primazia ao desempenho e às boas qualificações. Deste modo, frequentemente, os problemas relacionados com os estudos (o insucesso) tornam-se um meio pelo qual os jovens expressam o seu desconforto emocional ou mesmo reflecte-se no abandono dos estudos. A necessária reestruturação das modalidades de apoios ou complementos educativos para estes alunos, requer mudanças substantivas nos ambientes educacionais e no papel habitualmente atribuído ao professor, à família e à escola. Desta forma as mudanças preconizadas devem ter em conta as práticas dos professores e alunos e considerar indubitavelmente as suas atitudes e percepções. O objectivo geral deste estudo é procurar obter uma identificação da eficácia dos apoios e complementos educativos na redução do insucesso escolar, junto de discentes e docentes do 3º CEB. Para o efeito realizamos um estudo exploratório em que inquirimos 42 professores e 160 alunos dos 3º ciclos do ensino básico, quanto a expectativas face aos apoios educativos; atitudes relativas à educação de alunos com dificuldades de aprendizagem; percepção da eficácia das medidas adoptadas. Os resultados encontrados mostram que de um maneira geral, os professores parecem revelar uma atitude desfavorável face à eficácia dos apoios, mas parece que concordam que os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento beneficiem dos apoios educativos. Revelam ainda que os alunos consideram os apoios uma sobrecarga horária para terem meros mecanismos reprodutores de conteúdos iguais os vivenciados no contexto das aulas. As conclusões revelam que os apoios educativos ainda são bastante deficitários no combate ao insucesso, assim como, no processo de motivação do aluno para o processo de aprendizagem, evitando qualquer conotação negativa que possa advir da frequência deste tipo de apoios. ABSTRACT: The education focuses mainly on the performance of young people in their measurable results, acquisition of knowledge and skills that prepare them for the world of work rather than to acquire a life experience. The idea that the school could contribute to an emotional growth is not respected in a context where priority is given to performance and good qualifications. Thus, often, the problems related to studies (the failure) become a means by which young people express their emotional distress or even reflected in the drop-outs. The necessary restructuring of the arrangements or additional educational support for students with needs in changing environments and the role usually assigned to the teacher, family and school. Thus the proposed changes should take into account the practices of teachers and students and will undoubtedly consider their attitudes and perceptions. The objective of this study is to seek an identification of the effectiveness of educational support and complements the reduction of school failure, along with students and teachers of the 3rd CEB. To this end we conducted an exploratory study that inquires 42 teachers and 160 students of 3 rd cycle of basic education, and the expectations regarding educational support, attitudes towards the education of pupils with learning difficulties, perception of the effectiveness of measures taken. The results show that a general, teachers seem to show a negative stance against the effectiveness of aid, but it seems that they agree that students with learning difficulties and / or behaviour problems benefit from educational support. They also reveal that students consider the support slot for overload mechanisms have merely players experienced the same content in the context of classes. The findings show that educational supports are still heavy losses in the fight against failure, as well as in the case of student motivation for learning process, avoiding any negative connotation that may arise in the frequency of such aid.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232377por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração do ensinopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectRecuperação educativapor
dc.subjectPapel dos professorespor
dc.titleO insucesso escolar e os apoios e complementos educativospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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