Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1068
Title: EA e tutoria: representações de pais e professores do 1º CEB
Author: Carvalhal, Ana Cristina Monteiro
Advisor: Pedro, Ana Paula
Cano González, Rufino
Keywords: Administração do ensino
Desenvolvimento das competências
Orientação escolar
Papel dos professores
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com o DL nº 6/2001 surgiu o Estudo Acompanhado, área curricular não disciplinar que pretende munir os alunos de competências, capacidades e habilidades necessárias no presente, mas também no futuro, fomentando, ainda, a autonomia gradativa nas suas aprendizagens. Como o Estudo Acompanhado, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico é proporcionado tanto em escolas públicas como em centros educativos privados, pretendemos analisar as representações sociais de professores deste nível de ensino, da cidade de Aveiro, face ao Estudo Acompanhado que leccionam, num, noutro ou em ambos os contextos. Procuramos perceber, também, qual a importância concedida à tutoria e ao professor tutor nestas circuntâncias. A tutoria, enquanto processo de aconselhamento, auxílio e orientação, pretende equilibrar as potencialidades do aluno com as ofertas educativas, visando contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e êxito académico. Deste modo, o professor tutor medeia aprendizagens, guia o desenvolvimento pessoal e orienta e facilita na resolução de conflitos. A tutoria e o professor tutor têm, cada vez mais, pertinência na realidade educative portuguesa, dadas as suas finalidades e necessidades na formação do cidadão português. Assim, encaramos o Estudo Acompanhado como uma via tutorial no 1º Ciclo quer das escolas públicas quer dos centros educativos privados. Em ambas as situações, os alunos distribuem-se por turmas e o trabalho dos docentes contempla as necessidades de cada um, apostando-se num Estudo Acompanhado mais individualizado; todavia, o número de alunos por turma e os recursos disponíveis são aspectos que distinguem as duas realidades. A amostra para o estudo foi composta por 38 professores de 7 escolas públicas, 25 docentes de 11 centros educativos privados e 12 pais de alunos, sendo que 4 possuíam Estudo Acompanhado apenas na escola pública, 4 somente em centros educativos privados e, os últimos 4, em ambas as realidades, simultaneamente. Os instrumentos utilizados foram de natureza quantitativa e qualitativa: quanto ao primeiro, foram inquiridos 63 professores que leccionam Estudo Acompanhado, ora em escolas públicas, ora em centros educativos privados; no que concerne ao segundo, foi realizada uma análise de conteúdo, depois de inquiridos os 12 pais de alunos que usufruem de Estudo Acompanhado nas três situações acima referidas. A análise dos dados aponta que, para além dos professores, também os pais valorizam o Estudo Acompanhado, a tutoria e a função exercida pelo professor tutor, independentemente do contexto no qual é leccionado; contudo, assiste-se a uma relativa valorização da componente privada em relação à pública. ABSTRACT: With the DL nº 6/2001 the learning skills, non disciplinary curricular area appeared, aiming to provide students with competences, skills and abilities needed not only at present but also in the future, promoting the gradual autonomy in their apprenticeship. As this subject, in what concerns elementary educatin, is provided not only in public schools but also in private education centres, we aim to analise the social representations of the teachers of this teaching level, of Aveiro, in what concerns the learning skills they teach in one or another or even both context, seeking to also know what is the importance given to tutorship and to the tutor teacher in these circumstances. The tutorship, while process of advisement, aid and orientation, aims at balancing the student’s potential with the educational offers; seeking to promote his personal development and academic success. Thus, the tutor protects, mediates learning, guides the personal development and facilitates problem solving. The tutorship and the tutor teacher have, more and more, relevance in the portuguese educational reality, due to the goals and needs in the Portuguese citizen’s education. Therefore, the learning skills is considered as a tutorial way in elementary education in both private schools and private educational centres. In both situations, the students are displaced in classes and the teachers’ works contemplate the needs of each one, having faith in a learning skills more individualized; although the number of students for class and the resources available are issues that distinguish the two realities. The sample for the study was made up of 38 teachers of 7 learning skills, 25 teachers of private education centres and 12 parents and children, 4 of which had learning skills only in public school, 4 only in private education centres and the last 4, simultaneously, in both realities. The tools used were of quantity and quality nature; in what concerns the first one, were inquired 63 teachers that teach learning skills in public schools or private education centres; concerning the second one it was made a content analysis, after being inquired 12 students’ parents that usufruct the learning skills in the three above mentioned situations. The data analysis points out that, besides teachers also parents value learning skills,tutorship and tutor teacher’s function, nevertheless the context in wich it is taught; however, we are assisting to a relative valorization of the private component rather than to the public one.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/1068
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000578.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.