Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10671
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dc.contributor.authorSerra, Leila Maria Chagaspt
dc.contributor.authorOliveira, Agna Suely Gomes dept
dc.date.accessioned2013-06-27T16:55:48Z-
dc.date.available2013-06-27T16:55:48Z-
dc.date.issued2011-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10671-
dc.description.abstractO presente artigo pretende contribuir para a pertinência do estudo sobre a aprendizagem organizacional. Tal abordagem visa remeter para futuras pesquisas neste âmbito, tendo em vista a sua relevância num mundo contemporâneo considerado competitivo e dinâmico. Está baseado em fundamentações teóricas, tendo como objetivo apresentar conceitos sobre o processo de aprendizagem organizacional, ressaltando a sua importância no contexto das organizações públicas. Para isso, enfatizou-se a importância da prática da aprendizagem e do conhecimento nas organizações públicas, demonstrando como estas organizações podem aprender e transformar os seus espaços num ambiente de aprendizagem, para investir no desenvolvimento das competências e habilidades do seu capital intelectual. Destaca-se, deste modo, a importância dos gestores públicos no processo de aprendizagem da organização, visto que sua confiança e aderência às mudanças propicia um clima organizacional equilibrado e de confiança para os funcionários, motivando-os a aplicar os novos conceitos e promover uma efetiva mudança organizacional. Para clarificar o tema, apresenta-se uma experiência de aprendizagem organizacional numa empresa pública brasileira, demonstrando de que maneira se deu a “internalização” do conhecimento adquirido e aplicação prática dos mesmos no dia a dia da organização. A conclusão evidenciou que a mudança e a flexibilidade nas organizações públicas são objetivos centrais para a aplicação da aprendizagem organizacional, bem como ficou evidenciado que existe a possibilidade de aprendizagem concreta das organizações públicas. Para tanto nesse artigo são destacados, ainda, reflexões preliminares sobre esta problemática.pt
dc.description.abstractThis article aims to contribute to pertinence study the of organizational learning. Such an approach is a link for future research in this area, with a view to its relevance in the contemporary world be competitive and dynamic. It is based on theoretical foundations, aiming to present concepts about the process of organizational learning, highlighting its importance in the context of public organizations. For this, emphasized the importance of the practice of learning and knowledge at the public organizations, demonstrating how these organizations can learn and transform their spaces into a learning environment, to invest in the development of skills and abilities of its intellectual capital. It is noteworthy, therefore, the importance of public managers in the learning process of the organization, as their trust and adherence to organizational climate change provides a balanced and confidence to employees, motivating them to apply new concepts and promote a real change organizational. To clarify the issue, presents an organizational learning experience in a Brazilian public company, showing how it gave the internalization of the acquired knowledge and practical application of these day-to-day organization. The conclusion showed that the change in public organizations and flexibility are key objectives for the implementation of organizational learning, and it was evident that there is a concrete possibility of learning of public organizations. For this are highlighted in this article also preliminary reflections on this issue.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Portopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt
dc.subjectOrganizações públicaspt
dc.subjectMudançapt
dc.subjectFlexibilidadept
dc.subjectGestores públicospt
dc.subjectOrganizational learningpt
dc.subjectPublic organizationspt
dc.subjectChangept
dc.subjectFlexibilitypt
dc.subjectPublic managerspt
dc.titleA aprendizagem organizacional: a mudança como crescimento nas organizações públicaspt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date27-28 outubro, 2011pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.locationPortopt
degois.publication.titleInvestigação e Intervenção em Recursos Humanos 2011 – Gestão para a cidadaniapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.eseig.ipp.pt/conferencias/conferencia-iirh11/index.phppt
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