Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10669
Title: | Metodologia de selecção de materiais em design: base de dados nacional |
Author: | Ramalhete, Pedro Miguel Barata de Sousa |
Advisor: | Senos, Ana Maria de Oliveira e Rocha Pinto, Carlos Alberto Ferreira Aguiar |
Keywords: | Design Materiais Testes de materiais |
Defense Date: | 26-Feb-2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Desde a Pré-História que a escolha de materiais esteve relacionada com a
Arte. Mais tarde, durante a Idade Moderna vai ganhando uma importância
cada vez maior. Atingida que foi a Idade Contemporânea, nomeadamente
após a Revolução Industrial e durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao
aumento do número de materiais disponíveis, é que se pode falar de uma
verdadeira seleção de materiais. É também após a Revolução Industrial que
se clarificam as relações entre a evolução dos materiais e os movimentos e
correntes das Artes Plásticas. Neste contexto, estudaram-se as interligações
entre o processo de design e as metodologias de seleção, assim como as
diversas tipologias de ferramentas existentes para esse efeito. Deste estudo,
consideradas as respetivas vantagens e limitações, foi possível identificar
bases de dados essencialmente técnicas, ou ao invés, ferramentas para
inspiração com muitas imagens e pouca informação sobre as propriedades
dos materiais.
Para completar este levantamento crítico sobre processos e ferramentas de
seleção, inquiriram-se cinquenta e três profissionais que trabalhavam em
diferentes gabinetes de design portugueses.
As perguntas dirigidas aos designers portugueses versaram sobre problemas
relacionados com a escolha de materiais, abrangendo o tipo de matériasprimas
empregues, processos utilizados e a qualidade da informação obtida.
Na sequência deste estudo, verificou-se a existência de diversas lacunas
relativamente aos meios disponíveis, rotinas de seleção, qualidade da
informação existente e metodologias utilizadas.
Foi neste contexto que se iniciou o projeto de criação de uma nova
metodologia suportada por uma ferramenta digital. Os principais aspetos
inovadores são: uma melhor interligação entre a metodologia de design e o
processo de seleção de materiais e a sua sincronização; a informação
necessária em cada etapa e o destaque dos fatores catalisadores da seleção
de materiais. Outro elemento inovador foi a conjugação de três formas
deferentes de seleção de materiais numa só ferramenta (a geral, a visual e a
específica) e a hipótese de aceder a diferentes graus de informação. A
metodologia, no contexto dos recursos disponíveis, foi materializada sob a
forma de ferramenta digital (ptmaterials.com). O protótipo foi aferido com
testes de usabilidade de cariz heurístico, com a participação de dezanove
utilizadores.
Foram detetadas diversas falhas de interação que condicionaram a liberdade
e o controlo da navegação no seio da interface. Os utilizadores também
mencionaram a existência de lacunas na prevenção de erros e a ligação do
sistema à lógica habitual de outras aplicações já existentes.
No entanto, também constituiu um estímulo a circunstância da maioria dos
designers avaliarem o sistema como eficaz, eficiente, satisfatório e
confirmarem o interesse da existência dos três tipos de seleção.
Posteriormente, ao analisar os restantes resultados dos testes de usabilidade,
também foram evidenciadas as vantagens dos diferentes tipos de informação
disponibilizada e a utilidade de uma ferramenta desta natureza para a
Indústria e Economia Nacionais.
Esta ferramenta é apenas um ponto de partida, existindo espaço para
melhorar a proposta, apesar da concretização de uma ferramenta digital ser
um trabalho de grande complexidade. Não obstante se tratar de um protótipo,
esta ferramenta está adequada aos dias de hoje e é passível de evoluir no
futuro, tendo também a possibilidade de vir a ser preferencialmente utilizada
por outros países de língua portuguesa. Since Pre-History, the selection of materials has been related to Art. Later in time, during the Modern Age, it gradually began gaining an ever greater significance. The actual material selection reached its climax almost certainly during the Contemporary Age, namely after the Industrial Revolution and during the Second World War, due to the increase of the array of materials available. Also, it was after the Industrial Revolution that the relationship between the evolution of materials and the Plastic Arts movements and currents started to clear up. In this context, one began studying the connection between the design process and selection methodologies, as well as the several tool typologies that mainly serve that purpose. This study, after all respective benefits and limitations had been considered, allowed for one to identify basically technical databases or perhaps tools as merely inspiring with lots of images and little information about the materials’ properties. To complete this critic recollection of processes and selection tools, fifty three professionals were inquired, who worked in different Portuguese design studios. The questions addressed at those Portuguese designers covered a number of problems related to material selection, including the kind of raw materials used, resources to obtain information from, processes, and the amount of information gathered. Following this study, there was clearly a different number of flaws related to the availability of means, selection routines, information quality, and used methodologies. This context allowed the inception of the project and creating a new methodology supported by a digital tool. The chief innovative aspects are the better liaison between the design and the material selection processes and their synchronization, also the information needed at each stage. Furthermore, the catalysing factors have been pointed out and positioned in the new methodology. Other innovation element was the fusion of three different ways of selecting materials in one tool only (the general one, the visual, and the specific one) and the chance to access different degrees of information. The methodology, within the context of available resources, was materialised as a digital tool (ptmaterials.com). The prototype was assessed through usability testing through heuristic evaluation, with the participation of nineteen users. There has been a number of interaction flaws detected, which determined the freedom and control of the navigation within the interface. The users also mentioned the occurrence of defects in the prevention of errors and the system connection to the usual logic of other applications already in force. However, the fact that most designers assessed the system as being efficient, proficient, and satisfying, and confirmed the existence of three types of selection as being interesting, also proven to be a motivation. Subsequently, after the remaining results of the usability testing were analysed, there were several advantages coming to surface pertaining to the different kind of information available and the usefulness of a tool of this nature for the Portuguese Industry and Economy. This tool is nothing but a starting point, leaving enough space to improve the proposal, although the accomplishment of such a digital tool takes great complexity. Regardless of being a prototype, this tool is up-to-date and ready to evolve, and there is also, in the future, the possibility of this tool being used by other Portuguese-speaking countries. |
Description: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10669 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.