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http://hdl.handle.net/10773/10651
Title: | Turismo acessível - o caso da oferta turística na cidade de Aveiro |
Author: | Soares, Andreia Sofia Veríssimo |
Advisor: | Breda, Zélia Maria de Jesus |
Keywords: | Gestão do turismo Oferta turística - Aveiro (Portugal) Deficientes motores |
Defense Date: | 3-Jan-2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A necessidade emergente em adaptar os destinos turísticos às necessidades
especiais das pessoas com mobilidade reduzida é cada vez mais clara.
Contudo, a consciencialização, por parte dos diferentes agentes da oferta
turística, para com esta nova necessidade que anseia respostas eficazes e
concretas, encontra-se ainda numa fase primária, e carece de estratégias e
programas de desenvolvimento que vão ao encontro do segmento de mercado
do turismo acessível.
A presente dissertação pretende assim analisar os diferentes níveis de
acessibilidade no que diz respeito à oferta turística da cidade de Aveiro. É
objetivo percecionar quais as principais barreiras existentes, bem como se os
responsáveis pela dinamização do destino em estudo já se encontram
consciencializados para a necessidade de criar condições favoráveis à procura
por parte deste tipo de mercado.
A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a
administração de entrevistas a vários agentes com interesse significativo para
o estudo, e a informação compilada foi analisada segundo o método de análise
de conteúdo. A análise e discussão dos resultados é o ponto seguinte,
culminando num conjunto de conclusões relativas aos conteúdos informativos
recolhidos. Estas, pelas suas características implícitas, demonstram uma
ténue existência de um ciclo vicioso no que à temática em estudo diz respeito.
As entidades em estudo caracterizam-se ainda pela existência de um nível de
acessibilidade bastante baixo que, em junção com outros fatores como a falta
de conhecimento acerca do segmento de mercado em estudo, colocam o
destino Aveiro ainda no primeiro degrau das fases evolutivas de um destino
acessível – o da consciencialização. The need to adapt emerging tourist destinations to the special needs of people with reduced mobility is increasingly clear. However, the awareness of various tourism stakeholders on this new need, which demands for concrete and effective responses, is still at an early stage, and lacks strategies and development programs to meet the needs of this market segment. This dissertation, thus, analyzes the different levels of accessibility in the city of Aveiro. It aims to verify what the main barriers are, as well as identify whether the stakeholders responsible for the promotion of the destination are already aware of the need to create favorable conditions to accessible tourism. The methodology used for the collection of primary data aimed at the administration of interviews to several stakeholders with significant interest to the study, and the information collected was analyzed using the method of content analysis. The analysis and discussion of the results is the next point, culminating in a set of conclusions on the information content collected. These, because of their characteristics implied, demonstrate a tenuous existence of a vicious cycle in which the thematic study concerns. Organizations studied are still characterized by the existence of a very low level of accessibility which, coupled with other factors such as lack of knowledge about the market segment under study, put the destination Aveiro still on the first step of the evolutionary phases of a accessible destination - the awareness. |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10651 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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