Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10618
Title: Intervenção em NEE múltiplas no contexto do 2º CEB
Author: Almeida, Guilhermina da Conceição Mendes
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Necessidades educativas: Ensino básico 2º ciclo
Necessidades individuais
Planeamento da educação
Integração escolar
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais tem sido um assunto abordado ao longo dos tempos, no sentido de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos. A presente investigação pretende responder à questão, como intervir com um aluno com múltiplas necessidades educativas especiais no contexto do 2ºCEB. No que respeita à metodologia, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo que tem como características a diversidade dos instrumentos de recolha de dados. Como técnicas de recolha de dados, optámos pela observação utilizando como recurso o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e pelas entrevistas semiestruturadas, que dirigimos aos docentes, intervenientes no processo educativo do aluno (os professores das áreas curriculares no contexto turma e os professores de educação especial que desenvolveram áreas especificas) e respetiva análise de dados. Os resultados da investigação indicam que estamos perante uma escola promotora de inclusão, onde há diversificação de estratégias pedagógicas apoiadas num clima de implicação e bem-estar emocional, variáveis promotoras do desenvolvimento do aluno.
The inclusion of students with special educational needs has been an approached subject through time as a way of providing a teaching quality to all students. The present study intends to answer the question of how to deal with a student requiring multiple special educational needs, in a 5th/ 6th grade context. To what concerns methodology we used a qualitative one, which is characterized by the diversity of the data collecting instruments. As data collecting techniques we opted for observation, using the SAC – Sistema de Acompanhamento de Crianças as resource, for semi-structured interviews, directed to the teacher involved in the student´s learning process ( the teacher of the different subjects in class context and the special education teachers that develop specific areas) and for the respective data analysis. The results of the study indicate that we are dealing with a school that promotes inclusion, where we find a variety of educational strategies, based on a climate of involvement and emotional well-being, which are promoting factors in the student´s development.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/10618
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.