Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10611
Title: Trabalho experimental no ensino secundário
Author: Bento, Paula Sofia Ferreira
Advisor: Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de
Keywords: Ensino das ciências
Prática pedagógica - Ensino secundário
Métodos pedagógicos
Motivação para a aprendizagem
Aprendizagem pela acção
Experiências científicas
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema.
Teaching and learning strategies have been the focus of numerous studies in recent decades. Many changes in teaching and learning strategies have been identified, based on the requirements of the society. Thus, it has been observed a growing appreciation of the use of experimental work in Science classrooms. Although many teachers still show some resistance to the implementation of this kind of activities in their classrooms, many have surrendered to their benefits and apply them often. This study was conducted with a group of students that experienced experimental work in practical Biology and Geology classes throughout two school years. We intend to find out if these students understand what experimental work is and if they are able to use it in an independent. Thus, we proceeded to the design of a questionnaire based on what we observed in Biology and Geology classes in the school year 2011/2012, during the Supervised Teaching Practice. The aim of this questionnaire is to study the students’ perceptions about experimental work. The results indicate that students understand what the experimental work is, and consider it important for their learning. However, they do not know how to propose, on their own, an experimental activity aimed at obtaining answers to a problem question.
Description: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10611
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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