Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10608
Título: Imagens em movimento e educação artística: um estudo sobre a utilização criativa das imagens
Autor: Baptista, Paulo Alexandre D'Alva
Orientador: Valente, António Manuel Dias Costa
Palavras-chave: Ensino multimédia
Meios de comunicação social
Recursos digitais
Actividades de aprendizagem
Produção cinematográfica
Cinema de animação
Vídeo digital
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Com a proliferação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, a imagem em movimento constitui um dos media com maior presença nas estratégias de comunicação e de expressão contemporâneas. A sua marca está patente nos diversos suportes tecnológicos de informação e de entretenimento, ocupando, por esta via, uma parte substancial das experiências e da percepção dos indivíduos. Neste quadro de análise, as crianças são caracterizadas como espectadores altamente expostos aos seus conteúdos e às suas estratégias. Na maioria das vezes, estes sujeitos não têm acesso a instrumentos suficientemente eficazes que lhes permitam descodificar e interpretar, de forma activa e crítica, as mensagens que recebem. A sua relação com os novos media electrónicos remete-os, normalmente, para o papel de um utilizador que usufrui de um produto já acabado, sem ter a oportunidade de (re) construir ou de produzir as suas próprias soluções e, assim, ser capaz de desenvolver novas competências de expressão e de comunicação. Num contexto em que o paradigma educacional emergente exige a utilização de ambientes adequados às novas aprendizagens, ricos em recursos, experiências diversificadas e com a utilização das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, este estudo aponta para novas abordagens sobre a imagem, ao nível dos seus suportes e do seu processo comunicacional, que se traduz no desenvolvimento de uma efectiva educação para os media. Partindo da análise da forma como as crianças utilizam diariamente os novos media, desde a televisão, o vídeo, a Internet e os jogos de computador, nasceu o projecto “O Meu castelo é melhor do que o teu”, através da criação de filmes de cinema de animação totalmente realizado pelas próprias crianças. Assim, a utilização das novas tecnologias da imagem como media de expressão visual, tornou todo um processo de aprendizagem mais motivante para os alunos, estabelecendo um compromisso mais claro com as culturas digitais actuais, de forma a estabelecer uma ligação com a cultura extra-escolar dos alunos mais desinteressados, e que estimularam a capacidade de pensar e de se expressar com clareza, de solucionar problemas e tomar decisões, suportando uma aprendizagem mais eficaz e motivadora.
With the proliferation of The New Technologies of Information and Communication, the moving image is one of the media with greater presence in the strategies of contemporary communication and expression. Its mark is present in the several technological foundations of information and entertainment, occupying, this way, a substantial part of the individuals experiences and perception. In this table of analysis, the children are characterized as spectators highly exposed to its contents and strategies. Most of the times, these individuals don’t have access to highly effective instruments that allows them to decode and interpret, actively and critically, the messages they receive. Its relationship with the new electronic media, usually directs them to the role of a user who enjoys a finished product, without having the opportunity to (re) build or to produce their own solutions and, therefore, to be able to develop new expression and communication skills. In a context where the emerging educational paradigm demands the use of environments adapted to new learnings, rich in resources, diversified experiences, and with the use of The New Information and Communication Technologies, this study points towards new approaches about image, on the level of its basis and its communicational process, which translates in the development of an effective education towards the media. Starting from the analysis of the way children use the new media on a daily basis, from tv, video, the internet, to computer games, the Project “My castle is better than yours” was born, through the creation of animation cinema films entirely produced by the children themselves. Therefore, the use of The New Technologies of Image as a visual expression media accessible to children, made the final result much more motivating for the students, establishing a more clear commitment with the current digital cultures, so that a connection with the extra school culture of the less motivated students is established, and that stimulates their capacity of thinking and expressing themselves clearly, solving problems and taking decisions, supporting a more effective and motivating learning.
Descrição: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10608
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf6.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.