Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2013-06-21T15:19:25Z-
dc.date.available2013-06-21T15:19:25Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.isbn978-989-95980-4-1pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10604-
dc.descriptionO documento associado a este registo está incluído no Capítulo 2 com o título "Números e Álgebra".pt
dc.description.abstractNeste artigo, descreve-se e reflete-se sobre parte de uma experiência desenvolvida no âmbito da disciplina de Matemática na Educação de Infância de um curso de Licenciatura em Educação de Infância de uma instituição do Ensino Superior. Mais concretamente, evidencia-se e discute-se o conhecimento que os alunos revelaram sobre padrões – conceito, termos associados, tipos e resolução de problemas - e as perspetivas de abordagem dessa temática. O fraco desempenho que os discentes manifestaram reforça a opção de se ter planeado e implementado a disciplina envolvendo os alunos na conceção e implementação de projetos sobre padrões, envolvendo crianças do pré-escolar, bem como na sua reformulação à luz da reação e desempenho das crianças.pt
dc.description.abstractIn this paper we describe and reflect upon a part of an experience carried out within the scope of the curriculum unit of Matemática na Educação de Infância (Pre-school Maths Education) in a Degree in Pre-school Teacher Education from an institution of Higher Education. More specifically, we shall highlight and discuss the knowledge revealed by students concerning patterns – concept, associated terms, types and problem solving – as well as the different approaches used to address this issue. The low performance evidenced by students strengthens our option of having planned and implemented the above-mentioned curriculum unit, in which students were lead to design and implement (directly with preschool children) projects on patterns as well as to reformulate them according to children’s task performance.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrõespt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectEducação de infânciapt
dc.subjectPadrõespt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectExperiências de aprendizagempt
dc.subjectTeacher trainingpt
dc.subjectKindergardenpt
dc.subjectPatternspt
dc.subjectKnowledgept
dc.subjectTeaching experimentspt
dc.titlePadrões num contexto de formação inicial de educadorespt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage69pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.lastPage80pt
degois.publication.locationViana do Castelopt
degois.publication.titlePadrões: Múltiplas perspectivas e contextos em educação matemáticapt
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2009) Padrões num Contexto de Formação Inicial de Educadores.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.