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Título: Comportamentos em hotelaria face à inovação
Autor: Pinho, Bruno António Martins
Orientador: Vieira, Armando Luís Lima de Campos
Breda, Zélia Maria de Jesus
Palavras-chave: Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Gestão estratégica
Gestão hoteleira
Hotelaria: Estudos de caso: Porto (Portugal)
Política de inovação
Empreendedorismo
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A necessidade de inovar é uma questão cada vez mais pertinente devido aos efeitos da globalização e à intensificação das mudanças que se têm verificado nos mercados internacionais, nas preferências do consumo e no aumento da concorrência empresarial. A inovação é assim encarada como um fator de competitividade e de diferenciação cuja importância também se faz sentir na hotelaria. Embora a investigação nesta área seja ainda muito limitada, foi possível apurar que a inovação em hotelaria pode ser distinguida enquanto natureza, tipologias e categorias, existindo ainda um conjunto de determinantes e instrumentos que poderão potenciar o desenvolvimento do seu processo, bem como fatores que poderão condicionar a sua implementação. Deste modo, a presente dissertação pretende analisar e identificar os comportamentos em hotelaria face ao processo de inovar. Utilizou-se como metodologia de investigação a análise de caso de estudo numa unidade hoteleira e a realização de um conjunto de entrevistas a gestores hoteleiros. Os dados obtidos demonstraram que as mudanças introduzidas na hotelaria correspondem essencialmente a inovações de natureza incremental, regulares e que se enquadram tendencialmente em alterações ao nível de produtos e processos. O conhecimento foi identificado como um determinante importante para inovar e as parcerias de cooperação possuem um papel relevante como instrumento de inovação. Os custos de implementação de mudanças foram identificados como o principal condicionante.
The need to innovate is a pertinent and current issue due to the effects of globalization, alongside the intensification of the changes in international markets, consumer preferences, as well as the increase of market competition. Innovation is therefore viewed as a competitive advantage and a differentiation factor, whose importance is also crucial in the hotel industry. Although research in this area is still very limited, it was possible to verify that innovation in the hotel industry can be distinguished by nature, type and categories. There is a number of determinants and instruments that can potentiate the development of the innovation processes, as well as the factors can condition its implementation. Against this background, this dissertation aims at assessing and better understanding the hoteliers’ practices and approach to the innovation process. The research method included a case study, as well as a series of interviews with hotel managers. Results suggested that the changes introduced in the hotel industry essentially match innovations of a regular, incremental nature. These innovations tend to match changes in products and processes. “Knowledge” was identified as a key factor in innovation and cooperation partnerships, playing a relevant role as an innovation tool. The implementation costs of these changes were recognized as the major conditioning factor.
Descrição: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/10596
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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