Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Rosa Maria Pinho dept
dc.contributor.authorFreitas, Fábio Mauro Garcês dept
dc.date.accessioned2013-06-13T15:00:15Z-
dc.date.available2013-06-13T15:00:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10570-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo de Ensino Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractNo cumprimento do disposto número 6 do Artigo 12 do Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolveu-se este Relatório Final, cujo o tema é a Abordagem da Identidade Visual no Ensino Artístico Profissional, tendo para o efeito sido desenvolvido um projeto de Identidade Visual com uma turma do 1º ano de Design Gráfico do ensino Artístico e Profissional. A Identidade é uma característica inerente a qualquer ser humano, não sendo por isso de estranhar que necessitemos de recorrer a algo que nos distinga e diferencie um dos outros, possibilitando assim a oportunidade de nos sentirmos únicos e acima de tudo identificáveis para quem nos rodeia. Da mesma forma as organizações fazem uso desse recurso, procurando com isso promoverem-se e destacarem-se das demais concorrentes, recorrendo para tal à Identidade Visual, de forma a se comunicarem e serem entendidos mais eficazmente pelo seu público. Dessa forma a Identidade Visual apresenta-se como uma das muitas componentes que constituem o universo do Design Gráfico. Porém a sua aplicação, no contexto educativo artístico, revela-se ainda um tema pouco explorado e abordado. Para a implementação deste projeto recorreu-se a estratégias pedagógicas, bem como a recurso a ferramentas plásticas de forma a levar os alunos a expressarem os seus conceitos e ideias de forma mais eficaz. Este trabalho contemplou o desenvolvimento da Identidade Visual para um projeto denominado “Urban Vegetable Gardens”, em colaboração com uma escola holandesa, do qual resultou a criação de um logotipo, marca gráfica, “Banner” para um “Newsletter” e uma placa identificadora para os produtos a serem cultivados. Este estudo procurou essencialmente identificar a forma como é abordada a Identidade Visual no ensino artístico e profissional em Portugal, mais especificamente no curso de Design Gráfico. A componente bibliográfica que sustenta este Relatório Final, está de uma forma geral relacionada com a temática do ensino artístico e do Design de Comunicação.pt
dc.description.abstractIn compliance of the number 6, Article 12 of the Rules of the Supervised Teaching Practise, was this Final Report developed, which theme is the approach of the Visual Identity on the Professional and Artistic Teaching. In order to achieve that, a project was developed with a group of 1st year of teaching Graphic Design and Artistic Training. Identity is an inherent feature of any human being. It is not marvel the need to resort to elements that distinguish and differentiate from each other thus allowing the opportunity to feel unique and above all identifiable to those who are around us. Likewise organizations make use of this resource attempting to promote themselves and stand out from the other competitors using to the Visual Identity in order to communicate and be understood more effectively with your audience. Therefore Visual Identity presents itself as one of many components that make up the universe of Graphic Design, however their application in educational settings reveals a topic little explored or addressed. For the implementation of this project appealed to pedagogical strategies as well as using plastic tools in order to lead students to express their ideas and concepts more effective. This project contemplated the development of a Visual Identity for a project called "Urban Vegetable Gardens", in collaboration with an Dutch School, which result in the creation of a logo, graphic mark, "Banner" for a "Newsletter" and a nameplate for products to be grown. This study primarily sought to present the approach of the Visual Identity and professional education in Portugal more specifically in the Graphic Design course. The literature component that sustains this final report is in general related to the theme of artistic education and Communication Design.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectEducação artística: Porto (Portugal)pt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectActividades de aprendizagempt
dc.subjectProjectos educativospt
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectArtes gráficaspt
dc.titleAbordagem da identidade visual no ensino artístico profissionalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf10.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.