Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10528
Title: Contributo para a avaliação das aulas coletivas de flauta transversal
Author: Silva, Catarina Sofia de Sousa
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Educação musical
Técnicas da aula
Processo de aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Flauta
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: este estudo teve como objetivo primordial avaliar a forma como as aulas coletivas de instrumento estão a ser desenvolvidas nas escolas de ensino vocacional de música. Recorrendo a uma análise qualitativa de entrevistas, foram entrevistados seis professores de flauta com mais de dez anos de experiência no ensino e que estão atualmente vinculados a escolas em diferentes pontos do país. A análise detalhada dos testemunhos prestados revela que esta abordagem pedagógica é pertinente sob vários prismas, todavia, a organização e realização das aulas coletivas de instrumento verificaram-se incongruentes, o que resulta numa aprendizagem com menor qualidade.
this study intended to evaluate how schools and teachers are conducting group instrumental lessons in Portuguese vocational music schools. Using qualitative interview analysis, individual interviews to six flute teachers were realized. The interviewees have more than ten years of teaching experience and are currently working in schools situated in different geographical areas of Portugal. The results show that this pedagogical approach is important in several aspects, showing also, though, that the organization and execution of the group instrumental lessons were unsuitable and led, therefore, to lower learning quality.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10528
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf9.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.