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Title: O Balanced Scorecard aplicado ao ensino superior: o caso do ISCAA
Author: Bastos, Maria da Piedade Rodrigues
Advisor: Carvalho, Cláudia Sofia Magalhães de
Moreira, José Manuel Lopes da Silva
Keywords: Gestão pública
Administração do ensino
Ensino superior
Gestão da qualidade
Avaliação de desempenho
Eficácia das organizações
Indicadores de desempenho
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nas últimas décadas, as organizações públicas têm sido pressionadas para que os seus serviços se tornem mais transparentes, responsáveis e próximos dos cidadãos, de modo a satisfazer as suas expectativas e necessidades prestando um melhor serviço público. A pressão para esta mudança resulta da mundialização da economia, do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, da redefinição de fronteiras e da alteração da ligação entre o Estado e a Sociedade. Esta transformação tem-se traduzido na descentralização de competências, maior atenção atribuída às exigências sociais decorrentes da crise económica, crescente exigência dos cidadãos para com os governantes, desburocratização e racionalização dos serviços públicos. Neste contexto, os gestores públicos terão de enfrentar grandes desafios para transformar a Administração Pública e adequá-la a uma sociedade mais informada e exigente. O recurso a práticas, ferramentas e modelos utilizados no setor privado decorre precisamente da pretensão de melhorar substancialmente a qualidade dos seus serviços, procurando colocá-los ao nível dos melhores do setor privado. A avaliação de desempenho é uma destas práticas. Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo conceber um modelo de BSC para aplicar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA) de forma a sustentar a formulação, execução e avaliação da estratégia da Instituição. Inicia-se com uma revisão da literatura efetuando um enquadramento geral que apresenta os principais modelos de avaliação de desempenho, com especial destaque para o Balanced Scorecard. Neste projeto efetua-se a definição dos eixos estratégicos de atuação, perspetivas de avaliação, objetivos estratégicos e relações de causalidade entre os objetivos estratégicos associados a cada perspetiva. Conclui-se que o modelo de Balanced Scorecard concebido e descrito neste trabalho, para o ISCAA, não é um trabalho terminado, mas um ponto de partida que pretende contribuir para a definição, avaliação e controlo da estratégia da instituição.
In recent decades public organizations have been pressed so that their services become more transparent, accountable and closer to citizens, in order to meet their expectations and needs by providing better public services. The pressure for this change results from the economic globalization, the development of Information Technologies and Communication, and also from redefining boundaries and changing the links between the State and Society. This transformation has resulted in a growing decentralization, greater attention given to social needs resulting from the economic crisis, growing citizen’s demands towards government, bureaucracy and rationalization of public services. In this context, public managers will face major challenges to transform public administration and adjust it to become more informed and demanding. The adoption of practices, tools and models used in the private sector derives precisely from the claim of substantially improving the quality of the services provided. Performance evaluation is precisely one of these practices. This study project aims to design a model to be applied the BSC in the Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA) in order to support the formulation, implementation and evaluation of the strategy of that Institution. It begins with a literature review by the main models for performance evaluation, with special emphasis on the Balanced Scorecard. We essentially focus on the definition of the strategic axes of performance, evaluation perspectives, strategic goals and causal relationships between the strategic objectives associated with each perspective. We conclude that the Balanced Scorecard model designed and described in this work for ISCAA is not a finished work, but a starting point that is intended to contribute to the definition, assessment and control strategy of the Institution.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/10442
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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