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http://hdl.handle.net/10773/10442
Title: | O Balanced Scorecard aplicado ao ensino superior: o caso do ISCAA |
Author: | Bastos, Maria da Piedade Rodrigues |
Advisor: | Carvalho, Cláudia Sofia Magalhães de Moreira, José Manuel Lopes da Silva |
Keywords: | Gestão pública Administração do ensino Ensino superior Gestão da qualidade Avaliação de desempenho Eficácia das organizações Indicadores de desempenho |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nas últimas décadas, as organizações públicas têm sido pressionadas para
que os seus serviços se tornem mais transparentes, responsáveis e próximos
dos cidadãos, de modo a satisfazer as suas expectativas e necessidades
prestando um melhor serviço público. A pressão para esta mudança resulta da
mundialização da economia, do desenvolvimento das Tecnologias da
Informação e Comunicação, da redefinição de fronteiras e da alteração da
ligação entre o Estado e a Sociedade. Esta transformação tem-se traduzido na
descentralização de competências, maior atenção atribuída às exigências
sociais decorrentes da crise económica, crescente exigência dos cidadãos
para com os governantes, desburocratização e racionalização dos serviços
públicos.
Neste contexto, os gestores públicos terão de enfrentar grandes desafios para
transformar a Administração Pública e adequá-la a uma sociedade mais
informada e exigente. O recurso a práticas, ferramentas e modelos utilizados
no setor privado decorre precisamente da pretensão de melhorar
substancialmente a qualidade dos seus serviços, procurando colocá-los ao
nível dos melhores do setor privado. A avaliação de desempenho é uma
destas práticas.
Assim, este trabalho de projeto tem como objetivo conceber um modelo de
BSC para aplicar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de
Aveiro (ISCAA) de forma a sustentar a formulação, execução e avaliação da
estratégia da Instituição. Inicia-se com uma revisão da literatura efetuando um
enquadramento geral que apresenta os principais modelos de avaliação de
desempenho, com especial destaque para o Balanced Scorecard.
Neste projeto efetua-se a definição dos eixos estratégicos de atuação,
perspetivas de avaliação, objetivos estratégicos e relações de causalidade
entre os objetivos estratégicos associados a cada perspetiva.
Conclui-se que o modelo de Balanced Scorecard concebido e descrito neste
trabalho, para o ISCAA, não é um trabalho terminado, mas um ponto de
partida que pretende contribuir para a definição, avaliação e controlo da
estratégia da instituição. In recent decades public organizations have been pressed so that their services become more transparent, accountable and closer to citizens, in order to meet their expectations and needs by providing better public services. The pressure for this change results from the economic globalization, the development of Information Technologies and Communication, and also from redefining boundaries and changing the links between the State and Society. This transformation has resulted in a growing decentralization, greater attention given to social needs resulting from the economic crisis, growing citizen’s demands towards government, bureaucracy and rationalization of public services. In this context, public managers will face major challenges to transform public administration and adjust it to become more informed and demanding. The adoption of practices, tools and models used in the private sector derives precisely from the claim of substantially improving the quality of the services provided. Performance evaluation is precisely one of these practices. This study project aims to design a model to be applied the BSC in the Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA) in order to support the formulation, implementation and evaluation of the strategy of that Institution. It begins with a literature review by the main models for performance evaluation, with special emphasis on the Balanced Scorecard. We essentially focus on the definition of the strategic axes of performance, evaluation perspectives, strategic goals and causal relationships between the strategic objectives associated with each perspective. We conclude that the Balanced Scorecard model designed and described in this work for ISCAA is not a finished work, but a starting point that is intended to contribute to the definition, assessment and control strategy of the Institution. |
Description: | Mestrado em Administração e Gestão Pública |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10442 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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