Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10435
Título: O papel do terapeuta da fala na equipa de intervenção precoce
Autor: Póvoa, Teresa Manuel Serra dos Santos
Orientador: Andrade, Fátima
Santos, Paula
Palavras-chave: Educação especial
Prática pedagógica
Terapia da fala
Perturbações da fala
Intervenção precoce
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho, enquanto relatório de estágio, pretende dar conta dos papéis e funções desempenhados pelo terapeuta da fala enquanto membro integrante de uma equipa transdisciplinar em intervenção precoce. Nesse sentido, a análise apresentada tem em conta as várias áreas de atuação do terapeuta da fala, em particular, a sua relação com os outros técnicos, com as crianças e com as famílias, no âmbito de quatro equipas de intervenção precoce na região centro do país. A questão do terapeuta da fala enquanto generalista versus especialista acompanhou esta nossa experiência, constituindo um campo particular merecedor de reflexão com vista a uma ação eficaz deste técnico nas equipas de intervenção precoce. Como principal conclusão destaca-se a importância estratégica do terapeuta da fala em termos de diagnóstico e terapêutica dos problemas de linguagem das crianças, quer no trabalho em equipa, quer na ação direta com as crianças e as famílias com problemas.
The present work, while probation report, intends to explain the roles and functions performed by speech therapist as an integral member of a transdisciplinary team on early intervention. Therefore, the analysis presented takes into account the various business areas of the speech therapist, in particular its relationship with the other coaches, with children and families within four early intervention teams in the central region of country. The point of the speech therapist while generalist versus specialist accompanied this our experience, constituting a particular field to merit consideration with a view to effective action in this technical teams early intervention. The main conclusion we highlight the strategic importance of the speech therapist in terms of diagnosis and treatment of language problems of children, or on teamwork, whether in direct action with children and families with problems.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/10435
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf545.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.