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Title: Aquisição da linguagem escrita numa criança surda com implante coclear
Author: Almeida, Anabela Silva
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Ensino de uma segunda língua: Ensino básico 1º ciclo
Língua portuguesa
Ensino da escrita
Ensino da leitura
Integração escolar
Deficientes auditivo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visa compreender de que forma a intervenção educativa numa perspetiva de ensino bilingue de qualidade, contribui para o desenvolvimento e aquisição de competências nucleares do português, numa aluna surda com implante coclear, a frequentar o 2º ano do 1º ciclo. Da reflexão teórica sobre crianças com surdez, assentado numa perspetiva de inclusão, podemos concluir que o “ambiente linguístico” determina o desenvolvimento comunicativo/linguístico da criança surda. Deste modo, torna-se emergente e necessária uma intervenção de qualidade, na qual o ensino bilingue prevaleça (pois torna-se um fator de consolidação do domínio da língua gestual portuguesa pelo surdo - como língua materna ou língua segunda, no caso do uso da oralidade em surdos implantados). Neste estudo, foi utilizada como ferramenta metodológica, uma análise qualitativa, que pretendeu aferir o desenvolvimento da compreensão da leitura, bem como o conhecimento explícito da língua e expressão escrita, através de três momentos de avaliação. Numa perspetiva de inclusão aliada a uma intervenção de ensino bilingue, e comparando os dados de avaliação obtidos através das três provas de avaliação, verifica-se a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais à aprendizagem do português oral e escrito.
The aim of this study seeks to understand how the educational intervention in a prospective high quality bilingual teaching, contributes to the development and acquisition of core competencies in Portuguese language, in a deaf student with a cochlear implant, who attended the 2nd year, 1st schooling cycle. Reflecting in a framework of inclusive education and bilingual teaching, and comparing the data obtained in the three assessment moments, we conclude that the “linguistic environment” determines the development and acquisition of core competencies on the Portuguese language, both oral and written. Thus, it becomes necessary to intervene with quality, in which bilingual education prevails (because it becomes an important factor, in considerations of the field of sign language, used by Portuguese deaf as mother language or second language (when using oralism with implanted deaf). In this study was used a qualitative methodological tool, which aim to measure the development of reading comprehension; explicit knowledge of language and writing, through three tests. Comparing the results of the three assessment tests, it appears that a prospective inclusion coupled with an intervention of bilingual teaching, it is evident the course development and acquisition of skills essential for learning Portuguese oral and written.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/10432
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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