Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1043
Title: O estudante adulto não-tradicional na Universidade de Aveiro : caracterização do grupo de maiores de 23 matriculado no ano lectivo 2006-07
Author: Baptista, Ana Vitória Madeira Teixeira
Advisor: Tavares, José
Oliveira, José Augusto Bessa de
Keywords: Ensino superior
Alunos do superior
Aprendizagem na idade adulta
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho tem o propósito de caracterizar, sob vários pontos de vista, o primeiro grupo de estudantes Maiores de 23 que se matriculou na Universidade de Aveiro, no ano lectivo 2006-07. Como enquadramento teórico deste estudo, abordamos algumas temáticas, tratadas de forma articulada, para melhor podermos analisar e problematizar os dados que recolhemos no contexto específico da Universidade de Aveiro. Assim, iniciaremos por esboçar um contexto mais geral e transversal, onde reveremos algumas características dos tempos de hoje. Seguidamente, trataremos de forma mais aprofundada tópicos como: o Ensino Superior e o Processo de Bolonha, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Estratégia de Lisboa. Ao relermos vários documentos teremos em consideração a análise de aspectos ligados à abertura do Ensino Superior a novos públicos e à equidade, assim como à criação de novas oportunidades. Para terminarmos a primeira parte deste trabalho, faremos uma primeira aproximação à caracterização dos estudantes adultos não-tradicionais, a nossa população-alvo, sob o ponto de vista teórico. Na segunda parte, realizaremos a descrição do nosso estudo empírico. Depois de nos debruçarmos sobre a metodologia da investigação, analisaremos e discutiremos os dados, recolhidos através de questionários, cartas de motivação e entrevistas semi-orientadas. Recorrendo a métodos de análise de cariz quantitativo e qualitativo, entrecruzaremos os dados colectados com o objectivo de discutirmos a temática escolhida, sobre vários pontos de vista, e chegarmos a conclusões credíveis. Tencionamos que este seja um primeiro contributo para caracterizar o estudante adulto não-tradicional Maior de 23 da Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The main purpose of this work is to characterise, according to several points of view, the first group of the students over 23 years old, enrolled at the University of Aveiro in the academic year of 2006-07. The theoretical framework of this study will be explored in an articulated manner, in order to better analyse and discuss the data, collected in a specific context: the University of Aveiro (Portugal). Therefore, in the first part, we will start to design a more general and transversal context, based on the ideas of the complexity and supercomplexity of today’s world, to delineate the demands of our society. Then, we will focus on certain topics, such as: Higher Education and the Bologna Process, Lifelong Learning and the Lisbon Strategy, taking into account their main principles which may be dialogued. When reflecting about certain documents, we will approach them accordingly to certain themes like the openness of Higher Education to new publics, the emphasis put on equity, and the creation of new opportunities. Also, we will make a first approach to the characteristics of nontraditional adult students, our target population, accordingly to a theoretical perspective, based on the literature review. In the second part, we will describe our empirical study. After describing the research methodology, we will analyse and discuss the results collected through questionnaires, motivation letters and semi-oriented interviews. Quantitative and qualitative methods will be used. The data will be intersected with the main goal of discussing this subject through different but interconnected perspectives, so that we can reach credible conclusions. This may be a first contribute to characterise the group of non-traditional adult student over 23 years old of the University of Aveiro.
Description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1043
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001350.pdf4.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.