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http://hdl.handle.net/10773/10421
Título: | Atividade orientadora de ensino e aprendizagem da matemática |
Autor: | Neves, Nilza Carina Ferreira |
Orientador: | Migueis, Marlene da Rocha |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Prática pedagógica: Educação pré-escolar: Aveiro (Portugal) Estratégias da aprendizagem Comportamento lúdico infantil |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado a partir de um projeto de
intervenção e investigação desenvolvido na Prática Pedagógica
Supervisionada II. Tínhamos como objetivo compreender a aprendizagem da
criança numa metodologia que privilegia a Atividade Orientadora de Ensino
(AOE) como estratégia de ensino. O quadro teórico que suporta a nossa
análise constitui-se pelos pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria
da atividade sobre o desenvolvimento. A nossa opção pela área curricular da
matemática (mais especificamente,controlo da quantidade), justifica-se pelo
facto de considerarmos importante a criação de estratégias que permitam a
aprendizagem dos conceitos, bem como, uma aprendizagem de qualidade,
que permita alcançar níveis de bem-estar e implicação elevados. As situaçõesproblema
realizadas, ao longo da investigação, foram desenvolvidas em dois
grupos de crianças, com o intuito de estas se auxiliarem e partilharem ideias.
Para a organização das situações-problema fundamentámo-nos nos
pressupostos da Oficina Pedagógica de Matemática da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo. A análise destas atividades
permitiram-nos compreender e observar alguns indicadores do
desenvolvimento do pensamento da criança, no seu processo de construção
conceptual. Este processo permitiu a construção de significados,por parte da
criança, relativamente aos conteúdos matemáticos abordados The following internship report was elaborated based on a project of intervention and investigation developed in “Prática Pedagógica Supervisionada II” ( Pedagogical practice supervised II). Our objective was to understand the learning curve of a child based on a methodology that focuses on “Atividade Orientadora de Ensino (AOE)” (Guidance activity in education), as a strategy in education. The theoretical framework that supports our analysis is based on the assumptions of historical-cultural theory and the activity theory regarding development (progression). The decision to take on the mathematical curricular rout (more specifically, quantity control), is justified by the fact that we consider important the creation of strategies that allow learning concepts, as well as quality learning, thus being able to reach levels of well being and higher involvement. The problem-situations realized throughout the investigation, were developed in two groups of children, with the intent that they would aid each other and share ideas. In organizing problem-situations we based ourselves on the assumptions of the “Oficina Pedagógica de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo” (Pedagogical Workshop of Mathematics of the Faculty of Education, University of São Paulo). The analysis of these activities have enabled us to understand and observe some indicators of the development of the thought of the child, in its process of conceptual construction. This process permitted the construction of significance, by the child, relatively to the mathematical content undertaken. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10421 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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