Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10421
Title: Atividade orientadora de ensino e aprendizagem da matemática
Author: Neves, Nilza Carina Ferreira
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Ensino da matemática
Prática pedagógica: Educação pré-escolar: Aveiro (Portugal)
Estratégias da aprendizagem
Comportamento lúdico infantil
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção e investigação desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada II. Tínhamos como objetivo compreender a aprendizagem da criança numa metodologia que privilegia a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como estratégia de ensino. O quadro teórico que suporta a nossa análise constitui-se pelos pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade sobre o desenvolvimento. A nossa opção pela área curricular da matemática (mais especificamente,controlo da quantidade), justifica-se pelo facto de considerarmos importante a criação de estratégias que permitam a aprendizagem dos conceitos, bem como, uma aprendizagem de qualidade, que permita alcançar níveis de bem-estar e implicação elevados. As situaçõesproblema realizadas, ao longo da investigação, foram desenvolvidas em dois grupos de crianças, com o intuito de estas se auxiliarem e partilharem ideias. Para a organização das situações-problema fundamentámo-nos nos pressupostos da Oficina Pedagógica de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A análise destas atividades permitiram-nos compreender e observar alguns indicadores do desenvolvimento do pensamento da criança, no seu processo de construção conceptual. Este processo permitiu a construção de significados,por parte da criança, relativamente aos conteúdos matemáticos abordados
The following internship report was elaborated based on a project of intervention and investigation developed in “Prática Pedagógica Supervisionada II” ( Pedagogical practice supervised II). Our objective was to understand the learning curve of a child based on a methodology that focuses on “Atividade Orientadora de Ensino (AOE)” (Guidance activity in education), as a strategy in education. The theoretical framework that supports our analysis is based on the assumptions of historical-cultural theory and the activity theory regarding development (progression). The decision to take on the mathematical curricular rout (more specifically, quantity control), is justified by the fact that we consider important the creation of strategies that allow learning concepts, as well as quality learning, thus being able to reach levels of well being and higher involvement. The problem-situations realized throughout the investigation, were developed in two groups of children, with the intent that they would aid each other and share ideas. In organizing problem-situations we based ourselves on the assumptions of the “Oficina Pedagógica de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo” (Pedagogical Workshop of Mathematics of the Faculty of Education, University of São Paulo). The analysis of these activities have enabled us to understand and observe some indicators of the development of the thought of the child, in its process of conceptual construction. This process permitted the construction of significance, by the child, relatively to the mathematical content undertaken.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10421
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf743.37 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.