Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/10416
Título: | Uma abordagem intercultural na aula de ELE através das tribos urbanas |
Autor: | Jordão, Dina Míriam do Carmo |
Orientador: | Araújo e Sá, M. H. |
Palavras-chave: | Prática pedagógica Educação intercultural: Ensino secundário: Aveiro (Portugal) Pluralismo cultural Comunicação intercultural Cultura juvenil Identidade cultural |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A comunicação intercultural permanece, atualmente, uma área de estudo com bastante interesse no campo da didática das línguas. O contacto permanente com realidades culturais variadas é uma constante, pelo que o surgimento de choques e / ou mal-entendidos culturais, fruto do contacto e interação entre indivíduos de culturas distintas, é uma realidade diária. Assim, o objetivo primordial deste projeto é compreender se as atividades didáticas centradas na alteridade permitem desenvolver eficazmente a abertura ao outro e consequentemente uma competência comunicativa intercultural e ao mesmo tempo sensibilizar os alunos para a diversidade intra e intercultural, propiciando uma maior abertura à alteridade, através de uma abordagem didática de um fenómeno social tão atual como é o caso das tribos urbanas. Nowadays, intercultural communication is still a very interesting study area in the Language Didactics field. The permanent contact and interaction between people of different cultural realities may cause/originate daily misunderstandings and cultural shocks. Therefore, the main goal of this project is to understand whether didactic activities focused on the otherness are beneficial to the effective development of the openness to the Other and of the intercultural communicative competence. Furthermore, it is expected that it raises students’ awareness to the intra and intercultural diversity by providing a greater openness to otherness, through a didactic approach of a social phenomenon as current as is the case of urban tribes. Hoy día, la comunicación intercultural aún permanece un área de estudios con bastante interés en el campo de la Didáctica de Lenguas. El contacto permanente con realidades culturales diversas es constante por lo que los choques y malentendidos culturales, originados en el contacto e interacción entre personas de distintas culturas es una realidad cuotidiana. Así, el objetivo de este trabajo es comprender si las actividades didácticas centradas en el conocimiento del otro permiten desarrollar de una forma eficaz la apertura a la alteridad y en consecuencia desenvolver la competencia comunicativa intercultural y, al mismo tiempo, sensibilizar a los alumnos para la diversidad intra e intercultural, a través del estudio de un fenómeno social actual como son las tribus urbanas. |
Descrição: | Mestrado em Ensino do Português 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensino Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10416 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 10.84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.