Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Paulo Bernardino das Nevespt
dc.contributor.authorCarriço, Mónica Nunespt
dc.date.accessioned2013-05-13T11:36:41Z-
dc.date.available2013-05-13T11:36:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10397-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística e Contemporâneapt
dc.description.abstractEsta dissertação destaca a intersecção da performance com a imagem e como essa intersecção mudou formas de ver e olhar a obra de arte. Com o intuito de compreender a problemática do real, encenação ou utopias proporcionada pela própria constituição da imagem, foi feita a contextualização na história do séc. XX notavelmente por este período ter sido palco de grandes mudanças sociais e consequentemente artísticas, nomeadamente pela inserção das novas tecnologias da comunicação no processo criativo. Este estudo parte de alguns exemplos de artistas que utilizaram a imagem do próprio corpo como obra e a forma como essa imagem interagiu com o público e o público com a imagem no contexto da instalação artística. Assim sendo, interessou-me explorar a representação espacial do corpo em relação à manipulação da imagem. A problematização do estudo é enfatizada em três projectos artísticos que utilizam a imagem vídeo associada à tecnologia que lhe está inerente.pt
dc.description.abstractThis dissertation highlights the performance intersection with the image and how image modified the way to see and look to an art creation. To understanding the real’s problematic, staging or utopias provided by the own image’s constitution, was made a contextualization on the history of XX’s century remarkably because this period was a big social change’s and consequently artistic stage, to be precise by the insertion of new communication technologies on the creative process. This study began from some artist examples that used the image of their own body as work and the form how that image interacted with the audience and the audience with the image on the artistic system context. Then, the searching of the spatial body representation interested me concerning to the image manipulation. The problematic of the study is emphasized on tree artistic projects that use the video image associated to the technology inherent.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artísticapt
dc.subjectCorpo humanopt
dc.subjectImagem corporalpt
dc.subjectVídeopt
dc.titlePerformance do olhar e espaço da imagem: representação, encenação, simulação ou utopia espacial?pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf147.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.