Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10395
Title: | A estatística em manuais escolares de matemática do 1º e 2º CEB |
Author: | Liberato, Ana Jorge Fonseca |
Advisor: | Hall, Andreia |
Keywords: | Ensino da matemática Manuais escolares: Ensino básico Avaliação da qualidade Estatística matemática |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Sendo a Estatística um tópico recente no Programa de Matemática do Ensino Básico considerou-se o seu estudo pertinente. O presente trabalho propõe-se analisar a qualidade e a correção científica do tópico relativo à Estatística nos manuais escolares da disciplina de Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para isso foi construído um instrumento de análise dos manuais escolares composto por três dimensões: atividades e estratégias de ensino-aprendizagem, informação facultada e rigor. Foram analisados três manuais escolares por cada ano de escolaridade, entre o 1.º e o 6.º ano. Após a análise dos manuais foi elaborado um capítulo respeitante a informação sobre três representações gráficas que poderia constar de um manual escolar.
A metodologia de estudo adotada caracteriza-se como indutiva-exploratória e a técnica de recolha de dados baseou-se na análise documental.
Com o presente estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos aos tópicos de Estatística quer de professores como de alunos. Being the statistic a recent topic in the elementary math program was felt its study relevant. The present work aims to evaluate the quality and the scientific quality of statistics topics in the textbooks of mathematics in the key stages one and two. For this study was built a tool to analysis the textbooks. That instrument consists in three dimensions: activities and strategies for teaching-learning, information and accuracy. Were analyzed three school textbooks for each year, between key stages one and two. After the review of textbooks was built a chapter containing concerning information that could appear on a school manual about three graphical representations. The methodology adopted for this study is characterized as inductive-exploratory and data collection technique was based on documentary analysis. The present study pretends to deep the knowledge about statistics topics in teachers and in students. |
Description: | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10395 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.