Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10379
Title: A distrofia muscular de Duchenne e a inclusão: um estudo de caso
Author: Almeida, Anabela Bastos Martins de
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Costa, Maria de Fátima Ferreira de Andrade
Keywords: Educação especial
Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo
Currículos centrados nos alunos
Deficientes físicos
Integração escolar
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho, enformado numa vertente de estudo de caso, aborda as questões emergentes e ilustra as ações desenvolvidas no processo de inclusão de um aluno com 12 anos portador de Distrofia Muscular de Duchenne, doença incurável, progressiva e degenerativa. Numa fase mais avançada da doença as limitações funcionais levam à dependência de cuidadores, e o paciente, geralmente, acaba por sucumbir precocemente. No momento atual, apesar de apresentar um comprometimento motor acentuado, ainda mantém a capacidade de marcha autónoma. Frequenta o 5º ano de escolaridade, usufruindo da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI), não tendo ainda adquirido a competência da leitura e da escrita, apesar de aparentemente reunir alguns dos pré-requisitos necessários Os objetivos que nortearam a ação passaram por promover as suas competências de leitura e escrita, a articulação entre os diferentes intervenientes no seu processo educativo, a sua inclusão na comunidade educativa e o conhecimento sobre sistemas/estruturas de apoio à pessoa com DMD.
This work, based on a case study, deals with emerging issues illustrates the measures taken in the process of inclusion of a twelve–year old student who suffers from Muscular Dystrophy Duchenne, a progressive degenerative and incurable disease. In a more advanced phase of this disease, the functional limitation lead to total dependence on caretakers and the patient normally ends up succumbing untimely. Currently, despite having a serious motor impairment, the student still maintains the ability to walk autonomously. He attends the 5 th grade benefitting from the measure Specific Individual Curriculum (SIC). The student hasn´t acquired reading and writing skills yet in spite of apparently possessing some essential prerequisite skills to do so. The aims that guided the action taken involved the promotion of the student´s reading and writing skills, the cooperation between the different agents involved in his learning process, his in Inclusion in the educational community as well as the Knowledge of the existing systems/structures of support to a person with MDD.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/10379
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.