Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10377
Title: Abordagem de questões socio-científicas controversas no 1º CEB
Author: Ribeiro, Fábio Fonseca
Advisor: Vieira, Celina Tenreiro
Keywords: Ensino das ciências
Técnicas pedagógicas: Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Argumentação
Discussão (técnicas pedagógicas)
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nunca a Ciência e a Tecnologia tiveram tanta influência na sociedade como na atualidade. Este crescente efeito cientifico-tecnológico no seio da população, por vezes, desencadeia fortes reações, o que se traduz em controvérsias de origem científica e tecnológica, ou seja, controvérsias socio-científicas. Estas controvérsias dizem respeito tanto à comunidade científica como à população em geral e são o resultado das interações entre a ciência, tecnologia e sociedade (Reis, 2009). Estar preparado para esta realidade é uma necessidade que se exige a cada cidadão (Vieira, Tenreiro-Vieira e Martins, 2011). É neste sentido que a escola tem um papel fundamental na educação científica dos alunos, enquanto objetivo primário de almejar a literacia científica, indispensável à compreensão e à tomada de decisões sobre assuntos de cariz científico-tecnológicos, contribuindo deste modo para uma cidadania ativa, crítica/reflexiva e fundamentada. É, também, neste campo que surge a importância da capacidade de argumentação, tida como fundamental na formação dos alunos, por exemplo, por se considerar ser uma preciosa ajuda para a compreensão de diferentes visões científicas e por auxiliar no processo de tomada de decisão na abordagem de questões socio-científicas (Capecchi e Carvalho, 2000). Nesta ótica, o estudo desenvolvido numa turma de 25 alunos do 1.º CEB, especificamente do 3.º ano de escolaridade, teve como finalidade o desenvolvimento de situações de aprendizagem focadas em questões sociocientíficas (controversas) para promover capacidades de argumentação. Nesta investigação optou-se por uma metodologia orientada para a prática, baseada numa investigação-ação, no sentido de averiguar quais os contributos da abordagem de questões socio-científicas controversas na promoção da capacidade de argumentação dos alunos. Como forma de recolha de dados, recorreu-se à aplicação de um questionário e à análise das produções escritas e orais dos alunos, que posteriormente foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma contribuição da abordagem de questões socio-científicas controversas, ao nível do 3.º ano de escolaridade, na promoção da capacidade de argumentação, bem como na aquisição de conhecimentos científicos inerentes às temáticas abordadas.
Science and Technology have never had so much influence in society as today. This has an effect in the population and sometimes triggers strong reactions, which translates into controversies with both scientific and technological sources, like socio-scientific controversies. These controversies concern both the scientific community and the general population and are the result of interactions between science, technology and society (Reis, 2009). Being prepared for this reality is a demand on every citizen (Vieira, Tenreiro- Vieira and Martins, 2011). School has a key role in scientific education of students, while primary goal to aim for scientific literacy, essential to understanding and making decisions about scientific-technological subjects, allowing an active citizenship, critical / reflective and reasoned. The importance of this is shown in the ability to argue, which is essential in the development of students, and it is a valuable aid to the understanding of different scientific views and assists the process of decision making in approach to socio-scientific issues (Capecchi and Carvalho, 2000). In this perspective, the study developed in a class of 25 students of the first CEB, specifically the third grade had the objective of developing learning situations focused on socio-scientific issues (controversial) to promote argumentation skills. In this research we chose a methodology oriented for practice based on research-action in order to know the positive contribution of an approach related to socio-scientific issues promoting argumentation skills on students. Our method was a questionnaire and the analysis of written and oral productions of students, which were later submitted to content analysis. The results suggest a contribution of a socio-scientific approach in controversial issues on the third grade, in promoting the ability of argumentation, as well as the acquisition of scientific knowledge relating to the subjects addressed.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10377
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.