Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10374
Title: Atividade em ciências: promover a implicação e a aprendizagem
Author: Silva, Marlene Elisa de Jesus
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Ensino das ciências
Técnicas pedagógicas: Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Métodos pedagógicos
Motivação dos alunos
Pensamento crítico
Reflexão
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente vivemos numa sociedade com um forte cariz científico e tecnológico, por isso é essencial abordar as Ciências junto das crianças desde os primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento de atividades nesta área promove o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo das crianças. Isto leva-nos ao encontro da perspetiva de Davidov que defende a mudança da conceção de ensino de forma a desenvolver o pensamento teórico das crianças. Deste modo, os professores devem desenvolver atividades que vão ao encontro dos interesses dos alunos despertando a sua curiosidade e o seu entusiasmo. Nesta linha de pensamento Laevers e Portugal (2010) focam a sua atenção nos indicadores de bem-estar emocional e de implicação das crianças que possibilitam ao professor refletir e avaliar as suas práticas e a oferta do contexto de forma a procurarem fazer melhor. Assim, a escolha deste tema baseia-se na importância da abordagem das Ciências desde os primeiros anos de escolaridade, sendo portanto as atividades experimentais em Ciências o foco deste estudo, tendo como objetivo compreender se este tipo de atividades permite o desenvolvimento do pensamento teórico e se promove níveis elevados de implicação. Este estudo foi realizado na escola EB1 da Glória com alunos do 1º ano do Ensino Básico. A presente investigação é de natureza qualitativa e baseou-se na análise dos dados recolhidos aquando da realização das atividades experimentais desenvolvidas com as crianças, tendo por base o desenvolvimento do pensamento teórico e os níveis de implicação. Com esta investigação foi possível concluir que foi notória uma elevada implicação na realização das atividades experimentais em Ciências, o que nos permite inferir que são potencialmente promotoras de níveis elevados de implicação. No que diz respeito ao pensamento teórico não foi possível qualquer conclusão que nos permitisse afirmar que este tipo de atividades promove o desenvolvimento do pensamento teórico ou pelo menos a sua mobilização.
Nowadays we live in a society of a scientific and technological nature, which makes it essential to approach Sciences with children, from the first years of schooling. The development of activities in this area fosters the development of critical and reflexive thinking in children. This takes us towards the perspective of Davidov, who advocates a change in the teaching concept in order to develop theoretical thought in children. Teachers should thus develop activities that meet the pupil’s interests, awakening their curiosity and enthusiasm. Following this line of thought Laevers and Portugal (2010) focus their attention on children’s emotional well-being and implication indicators which make it possible for the teacher to reflect and evaluate his/her practice and the context’s offer in order to try to do better. Therefore the choice of this theme is based on the importance of approaching Sciences from the first years of schooling, thus being the experimental activities in Sciences the focus of this study, so the main goal is understanding if this type of activities allows the development of the theoretical thinking and if promotes high levels of implication. This study took place in the EB1 da Glória school with pupils in the 1st year of the Basic Education. The present investigation is of qualitative nature and is based on the analysis of the data gathered during the implementation of experimental activities developed with the children, having as its basis the development of theoretical thought and the levels of implication. This research allowed us to conclude that it was visible a high implication in the performance of the experimental activities in science which allow us to infer that they are potentially promoters of high levels of implication. As far as the theoretical thinking is concerned it was not possible to reach any conclusion that would allow us to affirm that this type of activities promote the development of the theoretical thinking or at least its mobilization.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10374
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf6.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.