Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10357
Title: Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo
Author: Carvalheiro, João Tiago da Cruz
Advisor: Loureiro, Sandra Maria Correia
Keywords: Gestão
Indústria automóvel
Marcas comerciais
Psicologia dos consumidores
Comportamento dos consumidores
Satisfação do consumidor
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação propõe estudar a imagem da marca, a qualidade percebida, a satisfação global e a confiança, como antecedentes do comprometimento afetivo de marcas de automóveis de luxo de determinados segmentos. Considera-se ainda a qualidade e a satisfação como mediadores entre a imagem, e a confiança e o comprometimento afetivo. Os resultados mostram que efetivamente a qualidade e a satisfação podem atuar como mediadores. A personalidade da marca, as atitudes positivas face à marca e a satisfação global podem exercer um efeito mais forte na construção do comprometimento afetivo com a marca de carros de luxo dos segmentos considerados, do que a qualidade percebida.
This dissertation aims to study brand image, perceived quality, overall satisfaction and trust as antecedents of affective commitment of luxury car brands in certain segments. Quality and satisfaction act as mediators between image, and trust and affective commitment. The results show that quality and satisfaction can really act as mediators. Brand personality, brand attitude and overall satisfaction may have a stronger effect on affective commitment with the luxury car brand, than perceived quality.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10357
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.