Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10237
Title: Plurilinguismo e línguas românicas: estudo no 3º ano de escolaridade
Author: Machado, Carla Marisa Dias
Advisor: Andrade, Ana Isabel
Keywords: Ensino de línguas
Desenvolvimento das crianças: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Multilinguismo
Línguas românicas
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A realização deste trabalho partiu do pressuposto de que a sensibilização para a diversidade linguística e cultural, caracterizadora da sociedade onde vivemos, motiva as crianças para o plurilinguismo. Com o projeto que foi dinamizado procurou-se, então, perceber de que forma as atividades em intercompreensão desenvolvem nas crianças o gosto pela aprendizagem de línguas. Utilizaram-se quatro instrumentos de recolha de dados: o inquérito por questionário (inicial e final), o postal individual dos alunos e a ficha de compreensão global da história, os quais foram analisados qualitativa e quantitativamente, com especial enfoque na motivação dos alunos para a aprendizagem de outras línguas. Os resultados da análise mostram que as crianças se sentiram, de facto, motivadas para o contacto com outras línguas e culturas, o que nos permitiu concluir que o projeto dinamizado desenvolveu nas crianças atitudes de valorização e respeito pela diferença e pelo Outro, despertando nas mesmas a curiosidade em aprender línguas.
This work bears in mind the assumption that awereness of the linguistic and cultural diversity, that characterizes the society we live in, motivates children to multilinguism. With this project we cumed to understanding how the activities in intercomprehension might develop the love for learning languages in children. We use four data collection instruments: a questionaire survey (initial and final), an individual post card and a worksheet to assess the global understanding of history. The data was analyzed qualitatively and quantitatively, with special focus on student’s motivation to learn other languages. The data analysis show that the children felt, in fact, motivated to contact with other languages and cultures, which allowed us to conduce that the project fostered children’s attitudes of appreciation and respect for difference and for the Other, while raising curiosity to learn languages.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10237
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.