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http://hdl.handle.net/10773/10220
Title: | Estudo de durabilidade: os efeitos dos sais de degelo em obras de arte |
Author: | Silva, Pedro Miguel Almeida |
Advisor: | Morais, Miguel Varum, Humberto |
Keywords: | Engenharia civil Estruturas de betão: Conservação e restauro Betão armado Pontes: Conservação e restauro |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A durabilidade e a conservação de obras de arte constituem, atualmente, um
importante desafio técnico e financeiro. Apesar da comunidade científica se
encontrar sensível a esta problemática, existem ainda aspetos que carecem de
um estudo mais aprofundado, como é o caso da metodologia aplicada na
realização de um estudo de durabilidade de obras de arte, bem como das
consequências da aplicação de sais de degelo para a manutenção da
circulação rodoviária.
Tomando por base um caso de estudo de vinte obras de arte de uma
autoestrada, no presente trabalho é sistematizada a metodologia seguida na
elaboração do estudo do estado atual dessas estruturas, com o intuito de
analisar as suas condições de durabilidade e de averiguar as causas das
anomalias observadas. Em resultado do trabalho desenvolvido constata-se
existirem evidências suficientes para afirmar que as anomalias relacionadas
com processos de corrosão das armaduras terão sido desencadeadas por
escorrências de água com sais de degelo.
Na presente tese é ainda analisado se os regulamentos vigentes por altura da
construção das obras de arte do caso de estudo seriam adequados para dotar
estas estruturas de características técnicas que permitissem que as mesmas
alcançassem o período de vida útil preconizado na fase de projeto. Both durability and conservation of structures are currently considered as technical and financial challenges. Although the scientific community is sensitive to this issue, some aspects require further study, such as the methodology applied in a durability study of bridges, as well as the consequences of using deicing salt for winter road maintenance. Based on twenty case study structures located on a highway, in this thesis the methodology used in preparing a study of the current state of these structures is presented. This study aimed to analyse the conditions of the structures’ durability and to investigate the causes of the observed anomalies. The results of this research provide sufficient evidence to conclude that the anomalies related to reinforcement corrosion processes had been triggered by the penetration of runoff water containing deicing salts. In this thesis it is also addressed the adequacy of the regulations that were in force at the time of the construction of the case study structures, in terms of providing these structures with technical characteristics that would allow them to reach the design lifetime recommended in the design phase. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10220 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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