Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10220
Title: Estudo de durabilidade: os efeitos dos sais de degelo em obras de arte
Author: Silva, Pedro Miguel Almeida
Advisor: Morais, Miguel
Varum, Humberto
Keywords: Engenharia civil
Estruturas de betão: Conservação e restauro
Betão armado
Pontes: Conservação e restauro
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A durabilidade e a conservação de obras de arte constituem, atualmente, um importante desafio técnico e financeiro. Apesar da comunidade científica se encontrar sensível a esta problemática, existem ainda aspetos que carecem de um estudo mais aprofundado, como é o caso da metodologia aplicada na realização de um estudo de durabilidade de obras de arte, bem como das consequências da aplicação de sais de degelo para a manutenção da circulação rodoviária. Tomando por base um caso de estudo de vinte obras de arte de uma autoestrada, no presente trabalho é sistematizada a metodologia seguida na elaboração do estudo do estado atual dessas estruturas, com o intuito de analisar as suas condições de durabilidade e de averiguar as causas das anomalias observadas. Em resultado do trabalho desenvolvido constata-se existirem evidências suficientes para afirmar que as anomalias relacionadas com processos de corrosão das armaduras terão sido desencadeadas por escorrências de água com sais de degelo. Na presente tese é ainda analisado se os regulamentos vigentes por altura da construção das obras de arte do caso de estudo seriam adequados para dotar estas estruturas de características técnicas que permitissem que as mesmas alcançassem o período de vida útil preconizado na fase de projeto.
Both durability and conservation of structures are currently considered as technical and financial challenges. Although the scientific community is sensitive to this issue, some aspects require further study, such as the methodology applied in a durability study of bridges, as well as the consequences of using deicing salt for winter road maintenance. Based on twenty case study structures located on a highway, in this thesis the methodology used in preparing a study of the current state of these structures is presented. This study aimed to analyse the conditions of the structures’ durability and to investigate the causes of the observed anomalies. The results of this research provide sufficient evidence to conclude that the anomalies related to reinforcement corrosion processes had been triggered by the penetration of runoff water containing deicing salts. In this thesis it is also addressed the adequacy of the regulations that were in force at the time of the construction of the case study structures, in terms of providing these structures with technical characteristics that would allow them to reach the design lifetime recommended in the design phase.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/10220
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf13.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.