Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10168
Title: | Web 2.0, PC e EFA: impactes de uma oficina de formação de professores |
Author: | Lopes, Sandra Maria Oliveira Ferrão |
Advisor: | Vieira, Rui Marques Moreira, António |
Keywords: | Ensino multimédia Formação de professores Professores do secundário - Guarda (Portugal) Desenvolvimento profissional Web 2.0 |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As competências em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o
Pensamento Crítico (PC) são duas das linhas orientadoras da Aprendizagem
ao Longo da Vida (ALV) que reconhecendo que todos os contextos (informais,
não-formais e formais) podem ser de aprendizagem, assumiram no quadro da
Educação e Formação de Adultos (EFA), em Portugal, uma expressividade
plasmada no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação
de Adultos, nível secundário (EFA-NS). Contudo a orientação PC/TIC não tem
sido explicitamente conciliada nas práticas de educação e formação de
adultos.
Neste contexto desenvolveu-se uma Oficina de Formação para
professores/formadores de cursos EFA-NS, na qual se trabalhou a integração
de ferramentas da Web 2.0 com a infusão de PC em materiais/atividades para
cursos EFA-NS. No desenvolvimento da Oficina foram consideradas três
vertentes. Primeira, conceções dos professores sobre EFA/TIC e EFA/PC.
Segunda, a formação sobre PC/TIC. Terceira, produção e implementação de
materiais/atividades com orientação PC/TIC. A componente de trabalho
autónomo da Oficina passou essencialmente pela dinâmica de uma
comunidade online de nome EF@. O grupo de formação era constituído por 17
professores do ensino secundário, e pela investigadora/formadora, autora
deste estudo. Acrescente-se que no conjunto das 10 sessões de trabalho
presencial a investigadora/formadora foi coadjuvada por mais três formadores.
Estudar os impactes da Oficina no desenvolvimento profissional dos
professores, conjuntamente com a avaliação da influência dos
materiais/atividades produzidos (na Oficina) no nível de PC dos alunos,
assumiram-se como as duas questões de investigação a que este estudo
pretendeu dar resposta. Neste sentido estudámos o grupo de professores em
formação – estudo de caso – e o grupo de alunos – plano quasi experimental
do tipo grupo de controlo/experimental, pré/pós-teste, pelo que o
enquadramento da metodologia num estudo misto, predominantemente de
natureza qualitativa, foi a adotada. A recolha e o tratamento de dados foram
feitos mediante várias técnicas – observação, inquérito, análise e testagem –
associadas a diferentes instrumentos: dois questionários, diário de investigador
e Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X).
A análise dos dados recolhidos possibilitou a compreensão de como a Oficina
contribui para a reflexão: (i) nas práticas anteriores dos professores; (ii) nas
competências adquiridas na Oficina e (iii) nas práticas implementadas. Ao nível
do PC dos alunos, podemos dizer que os materiais/atividades produzidos na
Oficina influenciaram o nível de PC dos alunos, já que os resultados da média
do PC do pós-teste foram estatisticamente significativos para o grupo
experimental, quando comparado com a média do PC no grupo de controlo. Skills in Information and Communication Technologies (ICT) and Critical Thinking (CT) are two of the guidelines of Lifelong Learning (LLL) acknowledging that all learning contexts (informal, formal and non-formal) learning can be assumed under Adult Education (AE), in Portugal, an expression enshrined in the Guidelines to Key Competencies for Adult Education, secondary level. However, the CT/ICT guidance has not explicitly been accommodated in the practice of adult education. In this context a training workshop was developed for AE teachers/trainers, which worked on the integration of Web 2.0 tools with the infusion of CT activities for AE courses. In developing the workshop three aspects were considered. First, teachers' conceptions on AE/ICT and AE/CT. Second, training in CT/ICT. Third, production and implementation of CT/ICT oriented activities. The autonomous component of the workshop passed mainly through a dynamic online community with the name EF@. The training group consisted of 17 secondary school teachers, and the trainer/researcher author of this study. We underline that in the 10 work sessions the trainer/researcher was assisted by three trainers. Studying the impacts of the Workshop in the professional development of teachers together with assessing of the influence of the activities produced (in the workshop) at the level of CT students were the two research questions that this study intended to answer. So we studied the group of teachers – case study – and the group of students – a quasi-experimental type control/experimental group, pre/post-test plan. The mixed study methodology, predominantly qualitative, was the one that seemed most appropriate. The collection and processing of data were obtained by various techniques - observation, investigation, analysis and testing – associated with different instruments: two questionnaires, researcher diary and the Cornell Critical Thinking Test (Level X). The analysis of data collected allowed us to understand how the workshop contributed to the debate: (i) in the previous practices of teachers, (ii) the skills acquired in the workshop and (iii) implemented in practice. At the level of CT of the students, we can say that the activities produced in the workshop influenced the students’ level of CT, since the results of the average CT post test were statistically significant for the experimental group when compared with the average of the CT in the control group. |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10168 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_sandra lopes.pdf | 24.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.